Ventos entre 55 e 60 quilômetros atingiram a região

Região

07/03/2023 - 17:42:02 | 2 minutos de leitura

Ventos entre 55 e 60 quilômetros atingiram a região

A Defesa Civil Estadual ainda está buscando dados mais completos sobre que tipo de fenômeno foi registrado em Jaraguá do Sul, tendo em vista que, a ventania foi mais intensa em apenas uma área da cidade .

O temporal com fortes rajadas de vento que atingiu Jaraguá do Sul no sábado (4), causou estragos em regiões pontuais da cidade com quedas de árvores, destelhamentos e interrupção no fornecimento de energia elétrica. A situação mais grave foi registrada em um posto de combustíveis no centro, que teve a cobertura completamente arrancada pelo vento.

Segundo a Defesa Civil Estadual ventos entre 55 e 60 km/h atingiram a região de Jaraguá do Sul, no entanto, o órgão ainda está buscando dados mais completos sobre que tipo de fenômeno foi registrado aqui, tendo em vista que, a ventania foi mais intensa em apenas uma área da cidade (no caso o posto de combustíveis).

“Para identificarmos o fenômeno temos que ter um rastro de danos causados, o que não houve em Jaraguá do Sul. Como foi pontual, no posto e nas árvores ao entorno, estamos tentando identificar qual foi o evento registrado. Possivelmente a rajada de vento mais forte veio de cima para baixo, atingindo uma única área”, explica o coordenador regional da Defesa Civil St BM Osvaldo Gonçalves.

Desde o sábado equipes da Defesa Civil de Jaraguá do Sul trabalham no corte das árvores que caíram com o vento e na limpeza da pista nas imediações do posto de combustíveis. O acesso à Ponte Abdon Batista continua interrompido para a execução desse serviço. O trânsito no local está sendo desviado a fim de garantir a segurança de quem passa pelo local. Na manhã desta segunda-feira (6) equipes da Defesa Civil também trabalham no corte de árvores na Vila Lalau.

O ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina no fim de semana causou estragos em outros municípios de Santa Catarina. Em Guaramirim, no bairro Avaí, por exemplo, também houve destruição no sábado. Cerca de 20 residências foram destelhadas.