Vereadores mirins tomam posse em Jaraguá do Sul e elegem Mesa Diretora

Política

17/03/2023 - 13:45:21 | 3 minutos de leitura

<strong>Vereadores mirins tomam posse em Jaraguá do Sul e elegem Mesa Diretora</strong>

O plenário da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul recebeu, pela primeira vez em 2023, uma sessão dos vereadores mirins do município na manhã da quarta-feira (15). Os jovens parlamentares tomaram posse de seus cargos realizando o tradicional juramento e assinando o termo de posse. A partir de agora, eles estão aptos a exercer a vereança, propor matérias legislativas que melhorem a vida da população jaraguaense e a participar das sessões mirins.

“Prometo respeitar o Regimento Interno da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul, desempenhando responsavelmente o mandato a mim conferido e assim contribuindo para a formação da minha cidadania e o engrandecimento do município”, dizia o texto do juramento feito pelos mirins.

Além deles, estavam presentes na cerimônia o presidente do Legislativo adulto, Luís Fernando Almeida, a secretária municipal de Educação, Emanuela Wolf, o representante da Regional de Educação de Santa Catarina, Leopoldo Filho, e o vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Edson Willian Piotto. O coordenador do Vereador Mirim, Joel Luís Corrêa, deu o seu depoimento à TV Câmara Jaraguá do Sul e ressaltou o fato de que vários dos mirins de 2023 já terem vindo à Casa de Leis jaraguaense em outros momentos e já conhecerem o Câmara Mirim antes de entrar no Programa. Por conta disso, ele adverte que a responsabilidade de suprir as expectativas deles é ainda maior. Ele também frisou que este será o primeiro ano em que os jovens edis terão assinatura eletrônica, assim como os vereadores adultos, graças ao trabalho em equipe desempenhado no órgão.

“O reconhecimento de todo o trabalho que nós desenvolvemos é ainda muito mais importante porque não é o trabalho de uma pessoa, é um trabalho coletivo. Então todos os setores da Câmara contribuem para que o Programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul seja o sucesso que ele é”, destacou. O presidente Luís Fernando Almeida frisou que ao longo do ano será possível acompanhar a evolução dos estudantes, o que é um motivo de orgulho. Para ele, os mirins serão pessoas fomentadores da política na sociedade e terão como base do aprendizado os direitos e os deveres dos cidadãos. “A Câmara de Vereadores não medirá esforços, inclusive, na criação de políticas públicas ou no aprimoramento de políticas públicas para fomentarmos cada vez mais ações iguais a essa que impactam positivamente a vida do cidadão no futuro”, apontou.

Após a cerimônia de posse, ocorreu também no plenário da Câmara a sessão de eleição da Mesa Diretora Mirim para o primeiro semestre de 2023. A eleita presidente foi a mirim Laura Bianca de Souza (EMEB Max Schubert). O vice-presidente será Vitor Neves Höpner (EMEB Rodolpho Dornbusch), a 1a secretária será Esther Caroline Scherpinski (EEB Profa Valdete I. P. Zindars) e a 2a secretária, Mirela de Oliveira Alves (EMEB Prof. Francisco Solomon).