VPF prende suspeito de ser 'o maior devastador do bioma amazônico'

Segurança

04/08/2023 - 08:17:51 | 2 minutos de leitura

VPF prende suspeito de ser 'o maior devastador do bioma amazônico'

Na manhã desta quinta-feira (3), a  Polícia Federal deflagrou a Operação Retomada e prendeu um homem suspeito de ser o maior devastador do bioma amazônico já investigado. A ação apura um esquema de invasão de terras e desmatamento para criação de gado na Floresta Amazônica. As investigações começaram após a  PF identificar o  desmatamento de quase seis mil hectares na região de Novo Progresso.

Conforme o inquérito policial, o grupo criminoso estaria fazendo cadastro falso junto ao Cadastro Ambiental Rural de áreas próximas às deles em nome de terceiros, especialmente de familiares. Depois, essas áreas eram desmatadas e destinadas para criação de gado.

Dessa forma, os responsáveis pela exploração das atividades estariam protegidos contra eventuais processos criminais ou administrativos.

Conforme a PF, o suspeito e seu grupo já teriam se apossado de mais de 21 mil hectares de terras da União, e mais de 6.500 hectares de floresta já teriam sido desmatados.

O líder do grupo já foi autuado 11 vezes e tem seis embargos do Ibama por irregularidades. Perícias da PF também indicam a existência de danos ambientais causados pelas atividades dele na Terra Indígena Baú.

A Justiça ainda determinou o bloqueio de R$ 116 milhões — valor mínimo pela extração dos recursos florestais e para a recuperação das áreas afetadas —, o sequestro de veículos, 16 fazendas e imóveis e a indisponibilidade de 10 mil cabeças de gado.

Fonte IG/ foto divulgação Polícia Federal