Vulcão na Islândia entra em erupção pela terceira vez em dois meses

Mundo

10/02/2024 - 10:36:00 | 1 minutos de leitura

Vulcão na Islândia entra em erupção pela terceira vez em dois meses

Um vulcão na Islândia entrou em erupção na quinta-feira pela terceira vez em menos de dois meses, expelindo lava até 80 metros no ar, naquele que é o sexto surto no sudoeste da península de Reykjanes desde 2021.
A intensa atividade sísmica começou por volta das 5h30 no horário local, e a erupção propriamente dita começou cerca de 30 minutos depois. A fissura eruptiva tinha cerca de 3 km de comprimento, disse o Met Office, acrescentando que se acredita que a erupção ocorreu no mesmo local da erupção de 18 de dezembro.
A erupção anterior na área começou em 14 de janeiro e durou cerca de dois dias, com fluxos de lava atingindo os arredores da cidade pesqueira de Grindavik, cujos quase 4.000 habitantes foram evacuados, incendiando algumas casas. A montanha Sylingarfell está localizada ao norte de Grindavik, mas não ficou imediatamente claro se o surto de quinta-feira afetaria a aldeia ou uma central elétrica próxima. As autoridades islandesas começaram em novembro a construir diques que podem ajudar a desviar os fluxos de lava ardentes para longe das casas e de infraestruturas críticas.

Fonte: Metrópolis
Foto: Reuters