WEG participa ativamente das principais estratégias de soluções energéticas na África do Sul

Em Foco

18/01/2024 - 11:14:23 | 3 minutos de leitura

WEG participa ativamente das principais estratégias de soluções energéticas na África do Sul

Diante da contínua escassez energética vivenciada na África do Sul, os equipamentos deverão desempenhar um papel cada vez mais crucial na estratégia por soluções energéticas na indústria. Os setores de produção e processamento, incluindo fábricas de processamento de minerais, são indústrias de utilização intensiva de energia que precisam encontrar maneiras de reduzir o consumo e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência, o que é essencial por razões econômicas e ambientais. Motores e drives elétricos são empregados em todas as indústrias para operar bombas, misturadores, transportadores, peneiras vibratórias, alimentadores, britadores e outras máquinas, incluindo sistemas de embalagem automatizados. É nesse sentido que a WEG possui conhecimento, experiência e soluções tecnológicas necessárias para auxiliar na redução dos custos operacionais e no aumento da produtividade, garantindo, ao mesmo tempo, a eficiência energética.

Os avanços na tecnologia de motores e inversores, sustentados pela extensa pesquisa e desenvolvimento da WEG, têm proporcionado melhorias substanciais na eficiência energética. Ao utilizar motores de maior eficiência, como o IE3 ou IE4, os clientes podem reduzir significativamente o consumo de energia. Além disso, ao combinar motores de alta eficiência com inversores de frequência (VSDs), é possível obter melhor controle e otimização dos equipamentos. Isso garante que o equipamento opere em velocidade e nível de potência mais eficientes em termos energéticos, reduzindo significativamente os custos operacionais.

Os motores com partida e parada tradicionais operam a uma velocidade constante, independentemente dos requisitos reais de carga, onde por vezes se aplicam métodos mecânicos de controle de velocidade. Em comparação, os VSDs são mais eficazes no controle da velocidade e do torque dos motores com base nos requisitos reais de carga. Esse nível de precisão facilita o ajuste da velocidade do motor para corresponder à carga, garantindo que o equipamento funcione apenas quando necessário e utilizando apenas a energia necessária. Os VSDs também apresentam reação mais rápida às mudanças de carga e melhor integração com o equipamento. Todos esses fatores reduzem o consumo de energia durante períodos de baixa demanda e melhoram a eficiência e o desempenho geral do equipamento.

Além dos ganhos de eficiência energética trazidos pelo VSD, várias outras funções são agregadas ao uso deles, como proteção do motor, possibilidades de automação avançadas, compartilhamento de status do acionamento através de redes industriais, prevenção de manutenção, entre outros. Com a maioria das indústrias buscando recursos energéticos mais sustentáveis, incluindo energias renováveis como eólica e solar, os motores e inversores continuarão a desempenhar um papel fundamental na integração de tais sistemas. Os VSDs podem ser usados para equilibrar a oferta e a demanda de energia, garantindo uma operação estável em configurações de energia híbrida. Melhorias substanciais de eficiência são possíveis aproveitando a mais recente tecnologia de motores e inversores, e as economias significativas no consumo de energia mais do que justificam o custo de capital da substituição de equipamentos de tecnologia antiga por tecnologia de maior eficiência.

Fonte e foto WEG informa