Zelensky critica Lula e diz que presidente é conivente com narrativas de Putin

Política

07/08/2023 - 08:18:32 | 2 minutos de leitura

Zelensky critica Lula e diz que presidente é conivente com narrativas de Putin

Político citou que chefe de Estado brasileiro é uma pessoa com experiência, mas que não precisaria concordar com a Rússia

Foto: Reprodução/Reuters

Volodymyr Zelensky fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (6). Para o presidente da Ucrânia, o chefe de Estado brasileiro concorda com as narrativas de Vladimir Putin, presidente da Rússia, após Lula dizer que nem a Ucrânia e nem a Rússia querem a paz.

Em entrevista para o El País, La Nación e outros veículos latino-americanos, Zelensky citou o papel de Lula nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia, que vivenciam conflitos desde fevereiro de 2022. “Parece-me que o presidente Lula é uma pessoa com experiência. Mas eu não entendo muito disso. Você acha que sua sociedade não entende totalmente o que está acontecendo e não conta com isso? As declarações de Lula não trazem paz alguma”, afirmou.

Zelensky diz estranhar as declarações de Lula sobre a segurança da Rússia e garantias dadas ao país. “Acho que ele [Lula] tem opinião própria. Parece-me que não é necessário que seus pensamentos coincidam com os pensamentos de Putin. Seu país não está em guerra com ninguém, e seu país o Brasil é muito mais respeitado que a Rússia hoje no mundo”, pontuou.

“O Brasil não é um país agressivo, mas um país pacífico. Por que você precisa concordar com as narrativas do chefe de Estado, que não é diferente de nenhum colonizador? Putin mente constantemente, manipula constantemente, desinforma constantemente as pessoas”, disse Zelensky, que convidou Lula para conversar.

“Ele está matando nossos filhos e estuprando nossas mulheres. Para falar a verdade, se o presidente Lula quiser me dizer alguma coisa, que ele sente comigo e me diga”, afirmou.

 Fonte Band/foto reprodução Reuters