Santa Catarina vive os dias mais gelados de 2026 até agora. No último fim de semana (09 e 10 de maio), a combinação de umidade e uma intensa massa de ar polar resultou nos primeiros registros de neve e chuva congelada do ano em cidades como São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra. Em Urupema, os termômetros chegaram a marcar °C.
Com o afastamento da umidade e a permanência do ar seco e frio, o risco agora se desloca para a geada ampla. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico abrangendo 152 municípios catarinenses. A previsão indica:
-
Temperaturas: Mínimas entre 0°C e 3°C na maior parte do estado, com marcas negativas nas áreas mais altas da Serra.
-
Período Crítico: Madrugada e amanhecer desta segunda-feira (11) e terça-feira (12).
-
Regiões Afetadas: Grande Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste. O alerta também se estende para áreas do Vale do Itajaí.
A Defesa Civil de SC e o Inmet alertam para o risco alto de hipotermia e o agravamento de doenças respiratórias. Além disso, produtores rurais devem ficar atentos aos danos potenciais em culturas sensíveis ao gelo.


