Postagens recentes

Dono de Imóvel Alugado Precisará de CNPJ em 2027? Entenda a Exigência da Receita Federal

A partir de 1º de janeiro de 2027, parte dos proprietários que recebem renda com aluguel de imóveis no Brasil terá uma nova obrigação fiscal. A Receita Federal e o Comitê Gestor dos novos tributos (IBS e CBS) definiram que os locadores enquadrados como contribuintes dessas novas alíquotas deverão utilizar um número de CNPJ para a emissão de documentos fiscais eletrônicos.


Inicialmente prevista para entrar em vigor antes, a exigência foi prorrogada. Com isso, até o dia 31 de dezembro de 2026, os proprietários poderão continuar utilizando normalmente o CPF como identificação fiscal nas operações relativas aos aluguéis.

Ter CNPJ significa ter que abrir uma empresa?

Não. Uma das principais dúvidas dos contribuintes é se a medida transformará o dono do imóvel em uma pessoa jurídica. A resposta é não.

A Receita Federal reforça que a obtenção desse registro serve exclusivamente como identificador fiscal dentro dos novos sistemas da Reforma Tributária. Na prática:

  • O locador continuará atuando como pessoa física.

  • Não há necessidade de constituir uma empresa (PJ) nem de alterar o modelo societário.

  • O cadastro não muda, por si só, a forma de declaração do Imposto de Renda sobre os rendimentos de aluguel.

A criação desse número servirá apenas como uma ponte técnica para viabilizar a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) exigida pela nova legislação, simplificando a organização fiscal do país sem burocratizar a estrutura jurídica do proprietário.

Latest Posts

spot_imgspot_img