O Plenário do Senado Federal deu início, nesta quarta-feira, à análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho para um de descanso) e estabelece a redução da jornada máxima semanal de 44 para 40 horas. Por se tratar de uma alteração constitucional, a proposta exige o apoio de pelo menos três quintos dos parlamentares (49 votos) em dois turnos de votação.
Acordo Político e Calendário Especial
A sessão foi aberta pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que destacou que a apreciação do texto cumpre um acordo firmado com o governo federal. Para agilizar a tramitação, a base governista reuniu assinaturas para aprovar um requerimento de calendário especial, permitindo a quebra de prazos regimentais e a votação em dois turnos na mesma data.
A expectativa de aprovação é alta, impulsionada pelo apoio de diferentes espectros políticos, incluindo o Partido Liberal (PL), que orientou voto favorável do bloco oposicionista.
O Impacto na Vida do Trabalhador
Durante a abertura da sessão, a presidência da Casa ressaltou o impacto social da medida para os trabalhadores que cumprem rotinas exaustivas e enfrentam longos deslocamentos nos centros urbanos. A inclusão de mais um dia de descanso semanal é apontada como um ganho direto na qualidade de vida, permitindo maior convivência familiar, cuidados com a saúde e tempo livre.
Como Funciona a Transição (O Que Muda)
A proposta estabelece um modelo de implementação progressivo para mitigar impactos na economia e permitir a adaptação de diferentes setores:
-
Primeira Etapa (60 dias após a promulgação): A jornada máxima semanal é reduzida para 42 horas, garantindo o direito a dois dias de descanso semanal remunerado.
-
Segunda Etapa (12 meses após a primeira mudança): A jornada de trabalho cai para o teto definitivo de 40 horas semanais.
-
Prazo Total: A transição completa se consolida em aproximadamente 14 meses a partir da promulgação da PEC.
Regras específicas para setores econômicos e categorias profissionais com particularidades operacionais deverão ser pactuadas posteriormente por meio de convenções e acordos coletivos de trabalho.


