O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (1º), a aplicação de sanções financeiras contra dois cidadãos brasileiros e quatro empresas — sendo três sediadas no Brasil e uma em Portugal. A medida foi tomada devido a supostos vínculos dos alvos com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Na mesma decisão, o governo americano elevou o tom contra a facção, apontando o PCC atualmente como a maior organização criminosa transnacional do Hemisfério Ocidental. De acordo com as investigações das autoridades dos EUA, o grupo expandiu drasticamente suas operações globais, possuindo atuação ativa também em países fora das Américas, como:
-
Reino Unido
-
Turquia
-
Japão
Com as sanções, eventuais ativos e bens que os indivíduos e empresas listados possuam em território americano ou sob a jurisdição dos EUA ficam bloqueados, e cidadãos e empresas dos EUA estão proibidos de realizar transações financeiras com eles.


