Chuva de meteoros Oriônidas terá pico na madrugada desta quinta-feira

BRASIL há 1 mês

A já tradicional chuva de meteoros oriônidas poderá ser observada na madrugada de quinta-feira (21) em todo o país. Conforme o Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, o fenômeno já pode ser visto partir da meia-noite, com pico de visibilidade às 3h.
A chuva acontece anualmente entre os dias 15 e 29 de outubro e, em 2021, atinge seu pico na madrugada do dia 20 para 21, com até 15 meteoros por hora.
Segundo Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório e diretor Região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), quem deseja acompanhar deve se posicionar olhando entre o Nordeste e Leste da sua posição.
— O ideal é observar em um local que possui menos luminosidade. A poluição luminosa das cidades e da Lua Cheia neste dia do pico da chuva pode prejudicar um pouco. Mas, mesmo assim, será possível ver muitos meteoros — destaca o pesquisador.
A chuva de oriônidas acontece porque a Terra passa pela mesma região onde o cometa Halley, que passa pelo sistema solar a cada 76 anos, deixou uma grande quantidade de detritos, os meteoroides. Quando o planeta passa nesse rastro, o que acontece todos os anos, alguns destes detritos acabam entrando na atmosfera.
— A cada chuva é uma surpresa o que pode ocorrer, porque podem haver quedas de detritos maiores — conclui. (GauchaZH)

Receba nossa Newsletter
Informe seu e-mail para receber as nossas novidades em primeira mão.
2003-2021 Revista Leia Mais
Hospedagem GETCON | Site By wAdvice