Férias escolares começam hoje, 19 de julho

SANTA CATARINA há 5 dias

Aulas retornam no dia 2 de agosto. Turmas de berçário e maternal (educação infantil) terão atendimento normal no recesso.

As escolas da rede municipal de Jaraguá do Sul terão recesso de 19 a 30 de julho, voltando às aulas no dia 2 de agosto, segunda-feira. O recesso serve também para as turmas de pré dos centros de educação infantil. Os cerca de 14 mil alunos que frequentam as 31 escolas do município terão um período de 14 dias para descanso e para voltar com todo o pique para o segundo semestre do ano. Nas turmas que estão no sistema híbrido de ensino, o retorno às aulas acontecerá da seguinte forma: grupo A - 2 de agosto - semana de realização de atividades postadas nas salas de aula digitais (semana digital); grupo B - 2 de agosto - semana de atendimento presencial na unidade escolar (semana presencial).

O atendimento das crianças da educação infantil – turmas de berçário e maternal – não terá recesso. Haverá equipes substitutas nesse período, para revezamento de férias e recesso da equipe de professores, no entanto,  os pequenos terão garantido o atendimento pedagógico na unidade. A secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, agradece a colaboração das famílias durante o primeiro semestre de 2021 e ressalta a importância de se continuar acompanhando o processo de aprendizagem das crianças. Ivana garante a continuidade, no segundo semestre, das aulas de reforço aos alunos do 3º ao 5º ano e adianta que a rede ampliará o reforço para Língua Portuguesa, Matemática e Ciências já em agosto.

Mas, o que fazer com as crianças em casa novamente, após longo tempo com aulas não presenciais? Confira algumas dicas do que fazer  e divertir com a garotada neste período.

Teatrinho: Criem fantasias misturando roupas, inventem personagens, pensem na história, improvisem um palco no quintal ou em outro cantinho aconchegante e boas risadas.

Massinha de modelar: Faça em casa: misture 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 e 1/2 xícara de água, 1 colher de chá de óleo e amasse bem até ficar boa para modelar. Pronto. Aí é só separar em algumas porções, usar corante alimentício para tingi-las e começar a brincadeira. Para conservar a massinha, guarde em sacos plásticos ou em potes bem tampados.

Corredor de barbante: Crie uma missão impossível: ao longo de um corredor, prenda fios de barbante de uma parede a outra em diversas direções, como as luzes de um alarme. Depois, desafie a criança a atravessar o corredor sem tocar os barbantes.

Karaokê: Não há nada tão divertido como uma sessão de karaoke com as crianças. Faça uma playlist com as músicas preferidas de vocês e proponha um concurso de canto e dança.

Sessão de cinema: Faça uma votação entre todos para definir o filme favorito e improvise uma sessão de cinema em casa. Você pode até mesmo ter um tema para o dia: filmes de animais ou aventuras, por exemplo. Prepare pipoca e outras guloseimas e se aconchegue com os pequenos.

Cozinhar em família: Gosta de cozinhar? Então leve as crianças para a cozinha para fazer bolos, biscoitos, espetinhos de frutas confeitados ou o que preferirem.

  Acampamento em casa: Uma boa ideia de brincadeira sem sair de casa é montar a barraca de camping na sala, no quarto ou no quintal, só por ser diferente. Quem não tem uma barraca de camping, pode improvisar com colchões, lençóis e travesseiros. Para entrar no clima, vocês ainda podem desligar as luzes e usar uma lanterna para ajudar a ler, brincar ou contar histórias.

Piquenique: Prepare uma cestinha com as guloseimas preferidas de vocês. Escolha um parque ou uma pracinha legal. Não se esqueça de levar uma toalha grande para acomodar os comes e bebes.

Bicicleta, patins, skate: Se a criança já gosta desse tipo de atividade, encontre um novo parque ou praça e vá brincar com ela. Também é possível ensinar um novo esporte ou procurar aulas para toda a família.

Cultivar uma mini horta: Ponha a jardinagem em dia com a ajuda das crianças. Pode ser no quintal ou em pequenos vasinhos. As mudas podem ser feitas com alimentos que vocês tem em casa (manjericão, hortelã, salsinha, alecrim, alho poró, cebola, etc.). Veja mais dicas aqui. Elas vão adorar poder mexer na terra e na água!

Faça brinquedos: Um meio de estimular a criatividade é propor que as crianças fabriquem seus próprios brinquedos. Garrafas pets por exemplo, assim como outros materiais recicláveis podem se transformar em boliche, bilboquê, cai não cai, jogo de argola. Na internet você vai encontrar diversas ideias e tutoriais, ensinando como reutilizar os materiais.

Só não podemos esquecer os protocolos de segurança, uso de máscara, álcool em gel, e afastamento de 1,5 metros. Nada de aglomerações. A pandemia ainda não acabou, mas com a vacina e cuidados as férias em meio a pandemia podem e devem ser bem divertidas.


Receba nossa Newsletter
Informe seu e-mail para receber as nossas novidades em primeira mão.
2003-2021 Revista Leia Mais
Hospedagem GETCON | Site By wAdvice