Satélite caçador de planetas da Nasa descobre gêmeo da Terra

GERAL há 1 ano

Ilustração artística do TOI 700 d, o primeiro planeta da zona habitável do tamanho da Terra descoberto pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite da NASA. – Foto: (Crédito da imagem: Goddard Space Flight Center da NASA

Planeta foi batizado como "TOI 700 d" e está localizado em "zona habitável", segundo a Nasa. Há expectativa de água em estado líquido

O Satélite de Pesquisas de Exoplanetas em Trânsito (Tess na sigla original) da Nasa identificou um planeta do tamanho da Terra. De acordo com a agência espacial americana, ele gira em torno da estrela “TOI 700”, que tem 40% do tamanho do Sol. Além disso, seria mais fria.

A distância  do planeta – batizado como “TOI 700 d” – para o satélite permitiria a presença de água em estado líquido, segundo divulgou a Nasa. Em relação à Terra, TOI 700 d está a 100 anos-luz de distância. Significa que, para alcançá-lo, teríamos que viajar 100 anos à velocidade da luz. A distância é grande, entretanto, para os parâmetros da Nasa passa a ser pequena, uma vez que se trata do Universo.

O Tess, chamado “caçador de planetas” da Nasa, é programado para encontrar  corpos celestes com a dimensão da Terra. Considera também a órbita em estrelas próximas. As condições devem se assemelhar ao máximo à Terra, enfim. Essa descoberta foi a primeira feita pelo caçador, que foi lançado em 2018.

Tess, caçador de planetas, foi lançado em 2018 – Foto: Divulgação Nasa

Três planetas foram descobertos orbitando “TOI 700”. Foram eles “TOI 700 b”, além de “c” e “d”. No entanto, a distância entre “d” e “TOI 700” é a única que permitiria condições para a presença de água.



Receba nossa Newsletter
Informe seu e-mail para receber as nossas novidades em primeira mão.
2003-2021 Revista Leia Mais
Hospedagem GETCON | Site By wAdvice