Vacinação contra a gripe começa hoje e vai até 9 de julho

SANTA CATARINA há 1 mês

Neste ano a primeira etapa contempla crianças, gestantes e puérperas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (12) e termina no dia 9 de julho. A supervisora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Kneipp, informa que a campanha ocorrerá simultaneamente à vacinação contra a covid-19, mas o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação dos dois imunizantes no mesmo dia. “Deverá ter um intervalo de 14 dias entre as doses”, informa a supervisora. Por isso mesmo, o grupo de idosos não está contemplado na primeira etapa da vacinação contra a gripe.

Neste ano, o Programa Nacional de Imunização dividiu a aplicação em três etapas: no primeiro grupo, formado por crianças, com idade de seis meses a seis anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filhos, povos indígenas e trabalhadores da saúde, a aplicação da vacina será feita de 12 de abril a 10 de maio. De 11 de maio até 8 de junho será a vez dos idosos e dos professores. E de 9 de junho a 9 de julho serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, lembra que os dois imunizantes (contra gripe e contra covid) são importantes. Quem pertence aos grupos prioritários deve tomar as doses indicadas, respeitando o intervalo entre elas. Moretti também reforça que a vacinação contra a gripe será feita nos postos de saúde dos bairros e a vacinação covid seguirá na Central de Vacinas montada no Parque Municipal de Eventos. Em 2020 foram vacinadas 40 mil pessoas contra a gripe em Jaraguá do Sul. Neste ano a Secretaria espera superar esta marca.

Etapas

12 de abril a 10 de maio
Crianças entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

11 de maio a 8 de junho
Idosos e professores

9 de junho a 9 de julho
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Postos de saúde com vacinação

Posto da Reinoldo Rau (Centro) 
Posto do Caic/ São Luís
Posto do Jaraguá 99
Posto do Rio Cerro II
Posto da Vila Nova
Posto da Ilha da Figueira 
Posto do Boa Vista 
Posto do João Pessoa 
Posto da Vila Lalau
Posto do Santo Antônio 
Posto de Nereu Ramos
Posto do Rau
Posto da Vila Lenzi 
Posto do Chico de Paulo 
Posto da Tifa Schubert


Receba nossa Newsletter
Informe seu e-mail para receber as nossas novidades em primeira mão.
2003-2021 Revista Leia Mais
Hospedagem GETCON | Site By wAdvice