1ª Bienal Internacional do Livro de Santa Catarina será em Jaraguá do Sul

Cultura

02/06/2023 - 08:25:33 | 2 minutos de leitura

1ª Bienal Internacional do Livro de Santa Catarina será em Jaraguá do Sul

Os detalhes da programação estão em fase final de definição e devem ser divulgados em breve pela comissão organizadora da 1ª Bienal Internacional do Livro de Santa Catarina, mas a notícia está sendo recebida com entusiasmo no meio cultural de Jaraguá do Sul. A organização do evento conta com a participação da Design Cinema e Literatura, núcleo da SCAR responsável pela produção, ACIJS e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul.

O evento traz como tema "Como Viver Junto" e está programado para ocorrer de 19 a 29 de outubro, no Centro Cultural SCAR e no Centro Empresarial CEJAS, além das tendas que serão montadas entre os dois prédios. Serão 11 dias de programação cultural gratuita para todas as idades, presença de renomados autores brasileiros e estrangeiros, apresentações musicais, teatrais, contações de histórias, debates e estandes de venda de livros.

A Bienal do Livro de Jaraguá do Sul pretende mostrar a cultura como força econômica, unindo a literatura tradicional, em seus diversos gêneros como romance e poesia, com a literatura de negócios e empreendedorismo. Além das atrações que unem literatura e empreendedorismo, a primeira edição da Bienal homenageará a Hungria em função da forte presença étcnica em Jaraguá do Sul. Com cerca de 15 mil descendentes de húngaros, a região é a segunda maior colônia húngara do Brasil, atrás apenas de São Paulo. “A literatura húngara é uma das mais potentes do mundo e aquele país tem uma história fascinante. A ideia é trazer pelo menos dois grandes nomes da cultura húngara para o evento”, explica Carlos Henrique Schroeder, da Design Produções.