32ª Schützenfest será ambientalmente correta

Em Foco

05/11/2022 - 08:20:12 | 2 minutos de leitura

<strong>32ª Schützenfest será ambientalmente correta</strong>

Além de copos biodegradáveis e dispensadores espalhados pelos pavilhões, a festa terá coleta seletiva diariamente.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, juntamente com o Samae e com a Comissão Organizadora da 32ª Schützenfest, firmaram parceria para mais uma edição da nossa festa ser ambientalmente correta. Dispensadores estarão à disposição do público, todos os copos utilizados serão biodegradáveis e a coleta seletiva será realizada uma vez ao dia, durante os 11 dias de Schützenfest. De acordo com o presidente do Samae, Onésimo Sell, “com estas ações, estaremos contribuindo com a sustentabilidade e, além disso, destaco que todos estes materiais serão encaminhados para as 12 cooperativas credenciadas com o Samae”.

A parceira foi firmada durante reunião com presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Alcides Pavanello, que salientou que “uma festa desse tamanho gera, naturalmente, uma quantidade grande de resíduos que podem ser reaproveitados”. Em 2019, na 31ª Schützenfest, ações como estas também foram realizadas e quase nove toneladas de resíduos recicláveis tiveram o destino correto, fazendo com que a festa conquistasse o título de Schützenfest ecologicamente correta.

Os resíduos serão acondicionados no saco verde facilitando o recolhimento. Já o convencional (orgânico), será coletado de uma a duas vezes ao dia, conforme o volume. O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, elogiou a iniciativa e disse que ações como esta devem estar cada vez mais presentes nos eventos públicos. “Isso demonstra responsabilidade ambiental e contribui para que os visitantes da nossa querida Schützenfest tenham uma festa ambientalmente mais correta. Também, assim como ocorreu em 2019, essas toneladas e toneladas de materiais recicláveis acabam nas cooperativas, gerando renda para os associados”, comenta Jair Franzner.