94% dos professores não têm formação para lidar com alunos com deficiência
22/09/2023 - 09:40:23 | 2 minutos de leitura

Para Izabel Oliveira, de 27 anos, sua passagem pela escola poderia ter sido diferente. Cega e estudante da rede estadual, sempre fez todas suas provas de forma oral. Ela tinha que se virar sozinha, sem apoio na sala de aula, sem contraturno e, também, sem ninguém que a ajudasse a superar barreiras físicas cotidianas. Só agora, depois de ingressar na faculdade, foi que começou a aprender braile por meio de um projeto social. A realidade de Izabel, do interior de Sergipe, escancara a forma como a educação básica ainda precisa de atenção para se tornar, efetivamente, inclusiva. Isso porque, além de pessoas com e sem deficiência estudarem juntas em salas comuns, ainda falta capacitação de profissionais para lidar com as diferenças.
No Brasil, cerca de 94% dos professores regentes não têm formação continuada sobre Educação Especial - modalidade da Educação Básica, em uma perspectiva inclusiva, que tem como público pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O dado é do Ministério da Educação (MEC) referente a 2022. Na série histórica desde 2012, é o ano com melhor índice. A região Nordeste, onde Izabel mora, figura com o menor percentual entre as cinco regiões brasileiras. Apenas 3,7% (23.614) dos professores regentes possuem formação continuada sobre Educação Especial. No caso dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que acontece no contraturno escolar, 38% (5.553) têm formação.
Aliado a este dado, a infraestrutura das escolas também deixa a desejar. Só 21,5% (9.475) das unidades com matrículas de alunos com deficiência são equipadas com Salas de Recursos Multifuncionais, que dá suporte ao AEE. O percentual é menor do que a média nacional, em que cerca de 28% (37.239) das escolas possuem o equipamento. A formação continuada vai além da base da graduação destes profissionais. Especialistas acreditam que o esforço também precisa vir das redes de educação básica, que devem promover capacitações e aprimorar as expertises do corpo docente.
Fonte Terra/ TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO
- 14 NovBrasil tem 7 universidades entre as 10 melhores da América LatinaLEIA MAIS
- 15 OutOito em cada 10 adultos defendem a proibição de celulares em escolasLEIA MAIS
- 12 SetProfessor é preso por aplicar golpe mata-leão em aluno de 5 anosLEIA MAIS
- 20 AbrGoverno propõe 9 porcento de reajuste para os servidores da educação em 2025LEIA MAIS
- 18 AbrLarvas são encontradas em merenda de escola em ItajaíLEIA MAIS
- 17 AbrAo menos 48 universidades federais e 71 institutos estão em greveLEIA MAIS
- 06 MarProjeto de lei para limitar o uso de celulares nas escolas de SC está sendo analisado pela AlescLEIA MAIS
- 28 FevUFSC nega matricula a estudante de 14 anos que passou para medicinaLEIA MAIS
- 14 FevNova secretária de Educação tem mais de 30 anos de experiência na áreaLEIA MAIS