Agência dos EUA aprova vacina da Pfizer para recém-nascidos contra vírus respiratório

Saúde

24/08/2023 - 08:38:57 | 2 minutos de leitura

Agência dos EUA aprova vacina da Pfizer para recém-nascidos contra vírus respiratório

A Food and Drug Administration dos EUA aprovou, nesta segunda-feira (21), a primeira vacina que protege os recém-nascidos do vírus sincicial respiratório, conhecido como VSR. A vacina, produzida pela Pfizer, é administrada às mães no final da gravidez e oferece proteção aos bebês durante os primeiros seis meses de vida. Em um teste com mais de 7 mil grávidas e seus bebês, a vacina, chamada Abrysvo, cortou o risco de que os bebês precisassem consultar um médico ou serem internados no hospital.

O VSR é uma doença comum e a principal causa de hospitalização em bebês e idosos a cada ano. Normalmente atinge mais duramente durante os meses de inverno, e a última temporada foi mais longa do que o normal, sobrecarregando os hospitais infantis.

Depois de décadas de estudo e tentativas fracassadas de desenvolver vacinas contra o VSR, agora existem várias ofertas para proteger contra o vírus, incluindo uma vacina de anticorpo recentemente aprovada que pode ser administrada a todos os bebês após o nascimento, além de novas vacinas para pessoas com 60 anos ou mais. “A aprovação da ABRYSVO como a primeira e única imunização materna para ajudar a proteger os recém-nascidos desde o nascimento até seis meses do VSR é um marco significativo para a comunidade científica e para a saúde pública”, disse Annaliesa Anderson, vice-presidente sênior e diretora científica da pesquisa de vacinas da Pfizer. A Pfizer disse que a vacinação materna poderia evitar até 16 mil hospitalizações e mais de 300 mil idas ao médico devido ao VSR a cada ano, se a vacina fosse aplicada universalmente.

Fonte CNN/ foto REUTERS