Agência France-Presse processa rede social de Elon Musk

Tecnologia

03/08/2023 - 17:40:37 | 2 minutos de leitura

Agência France-Presse processa rede social de Elon Musk

A AFP (Agence France-Presse) declarou que abriu um processo na França contra a rede social X , de Elon Musk. Segundo a agência de notícias, a plataforma, que anteriormente era conhecida como Twitter, se recusa a negociar um possível pagamento pela reprodução de conteúdo jornalístico.

Em 2019, a França aprovou uma legislação relativa aos direitos autorais. Dentre as disposições, consta a exigência de que plataformas online de grande porte obtenham autorização para divulgar reportagens, além da necessidade de estabelecer diálogo com empresas jornalísticas para definir a remuneração do conteúdo disponibilizado.

“Esses direitos foram estabelecidos para permitir que agências de notícias e empresas jornalísticas sejam remuneradas por plataformas digitais que retêm a maior parte do valor monetário obtido pela distribuição de conteúdo noticioso”, disse a agência em nota.

A ação foi instaurada fundamentando-se em uma lei da União Europeia (UE), a qual estipula que as plataformas digitais devem remunerar pelo compartilhamento de conteúdo por meio de um sistema conhecido como direitos conexos.

"Como principal defensora da adoção dos direitos conexos para a imprensa, a AFP se mantém firme em seu compromisso com a causa. A agência continuará a empregar os meios legais apropriados com cada plataforma relevante para garantir a distribuição justa de valor gerado pelo compartilhamento de conteúdo de notícias", declarou a agência.

Elon Musk, dono da rede social, classificou a ação como “bizarra”. Em seu perfil na plataforma, escreveu: “Isso é bizarro. Eles querem que paguemos a eles pelo tráfego em seu site, onde eles obtêm receita com publicidade e nós não!?”

Fonte/iG Tecnologia/Imagem: Reprodução/Instagram. Montagem: Dimítria Coutinho/iG