Álbum lançado no Femusc homenageia industrial jaraguaense

Em Foco

19/01/2023 - 09:47:53 | 3 minutos de leitura

<strong>Álbum lançado no Femusc homenageia industrial jaraguaense</strong>

Maestro Alex Klein e harpista Rita Costanzi lançam álbum que celebra Jaraguá do Sul, e homenageia o industrial Wandér Weege.

O maestro Alex Klein lançou   na segunda-feira (16) “Amoroso”, álbum em parceria com a harpista Rita Costanzi, e que celebra a generosidade de parceiros do Femusc (Festival Internacional de Música de Santa Catarina) realizado há 18 anos em Jaraguá do Sul. O lançamento marcou também a nova série de concertos do festival, chamada “Industrial Wandér Weege”, que passa a integrar o evento diariamente às 19h na sala Cine Scar, do Centro Cultural Scar.

“Homenageamos Wandér Weege e, em nome dele, toda a generosidade dos apoiadores do Femusc, que completa a maioridade este ano e se firma ano a ano como o maior e mais completo festival-escola da América Latina”, afirma Klein. Wandér Weege, proprietário da Malwee em Jaraguá do Sul, é famoso pela filantropia e apoio à cultura na região.

“Amoroso” foi gravado em junho do ano passado e é composto por composições novas, música francesa e arranjos do maestro. Alex Klein e Rita Costanzi, reconhecida internacionalmente pelo virtuosismo na harpa, estiveram juntos no lançamento da obra. Michael Cohen, Claude Debussy, Astor Piazzolla, Gabriel Fauré e Manuel De Falla são alguns dos compositores que integram “Amoroso”, lançamento da Parma Records.

Sobre Wandér Weege - Wandér Weege foi o doador das 17 harpas que tornaram Jaraguá do Sul a cidade com a maior concentração desse instrumento na América Latina; das 20 clavinovas, dos 20 contrabaixos, de um set de tímpanos e um conjunto de instrumentos Orf e do piano Steinway de cauda inteira (considerado o melhor do mundo). As doações incluem ainda incluem um piano Yamaha de ¾ de cauda, mesa de luz, projetor e refletores. Todos esses instrumentos e equipamentos hoje fazem parte do acervo do Scar. O industrial também é conhecido pela generosidade com artistas da região e por ter sido o responsável pelos recursos que viabilizaram a construção das colunas estruturais do teatro.

Sobre Rita Costanzi - Rita Costanzi é reconhecida internacionalmente pelo virtuosismo como harpista e atriz. Anteriormente Harpa Principal da Vancouver Symphony e CBC Radio Orchestra, ela agora dedica sua vida a apresentações solo e de música de câmara e ensino. A carreira docente de Costanzi inclui Master Classes nos principais conservatórios em conjunto com suas apresentações solo na América do Norte e do Sul, bem como na Universidade de Nova York, onde lecionou por três anos.Desde que se mudou para Nova York em 2007, Costanzi colaborou com o diretor, Arthur Masella, em um premiado show de uma mulher que foi apresentado no The United Solo Theatre Festival em Nova York, no Festival Internacional de Ottawa e no The World Harp Congress, em Sidney. Atualmente trabalha na criação de uma nova peça de teatro “Woman on a Ledge” com o escritor/produtor Hershey Felder. Recentemente,  gravou Serenade de Michael Kurek para violoncelo e harpa na Parma Records e foi performer e professora de destaque na The Fifth International Harp Academy (ISHA) na Bulgária.

Sobre o Femusc

O Femusc acontece, anualmente, na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e, em 2023, chega à sua 18ª edição. O evento acontece até 28 de janeiro. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o Femusc reúne alunos de todo o mundo que, em aulas e concertos, podem dividir o palco com alguns dos professores mais virtuoses da atualidade. Saiba mais acessando www.femusc.com.br.