Alerta vermelho em SC: Inmet adverte para temporais, granizo e ventos fortes

Em Foco

17/01/2024 - 09:42:23 | 2 minutos de leitura

Alerta vermelho em SC: Inmet adverte para temporais, granizo e ventos fortes

Um aviso divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que praticamente todos os estados do país enfrentarão tempestades previstas, com acumulados de precipitação superiores a 30 mm e ventos ultrapassando os 60 km/h ao longo desta semana. Na região Sul, o alerta é particularmente grave, sinalizando um estado de ‘perigo’ devido à possibilidade de chuvas que podem resultar em cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em razão da presença de um Centro de Baixa Pressão que exerce sua influência sobre as condições climáticas em todo o território nacional, a semana reserva a perspectiva de chuvas intensas em forma de pancadas, acompanhadas por trovoadas e rajadas para as regiões de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e Paraná.

O Inmet reforça instruções para este período com alto risco por parte do tempo: Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Números de segurança: Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: ND+/ Reprodução/INMET