Alterações à vista: CNH pode incluir novas subcategorias

Em Foco

29/08/2023 - 09:01:32 | 2 minutos de leitura

Alterações à vista: CNH pode incluir novas subcategorias

Recentemente, nas redes sociais, motoristas brasileiros se depararam com a divulgação de uma possível mudança na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo as informações divulgadas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) teria afirmado que seria feita a criação de novas subcategorias de condutores. Os rumores detalham que essas novas categorias considerariam, por exemplo, a cilindrada das motos e até mesmo o tipo de câmbio dos automóveis, ou seja, se automático ou manual. As informações têm causado dúvidas em boa parte dos condutores do país, especialmente acerca da necessidade de realizar alguma atualização no documento. Portais de notícias apontam que, quem já tem a habilitação não precisará se preocupar, pois nenhuma modificação será aplicada. Na verdade, as mudanças serão voltadas ao modo como esses dados são dispostos a CNH, ou seja, as categorias em si não serão alteradas.

Segundo o divulgado, a tabela de novos códigos que está circulando na internet mostra a adoção de um padrão internacional, visando deixar o trabalho de autoridades e agentes de trânsito de outros países mais fácil ao verificar o documento. Com isso, a mudança não tem relação com as categorias dos condutores. Não há qualquer planejamento para introduzir uma CNH adicional destinada exclusivamente a veículos de transmissão manual, tampouco de transmissão automática ou algo semelhante a isso. Essas informações que circulam pela internet sobre o assunto podem ter o objetivo de causar confusão entre os condutores brasileiros. Conforme mostra o Artigo 143 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estão valendo até cinco categorias no país atualmente. Na lista, está a categoria A, que permite a condução de automóvel motorizado de duas ou três rodas. Na categoria B, habilita o motorista a conduzir veículo motorizado, cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg, incluindo oito lugares.

Com a categoria C, a pessoa é permitido dirigir carros usados no transporte de carga com mais de 3.500 kg. Já na categoria D, o condutor pode transportar passageiros. Na E, é possível conduzir reboque, semirreboque e trailer, por exemplo, com 6.000 kg ou mais. Todas essas especificações aparecem no documento e são importantes para que todas as normas continuem sendo seguidas, garantindo assim a segurança de todos.