Aneel propõe diminuir em até 37% os valores bandeira tarifária
23/08/2023 - 10:05:06 | 2 minutos de leitura

A Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel ) aprovou ontem.(22) a abertura de uma consulta pública sobre a diminuição dos valores das bandeiras tarifárias que são incluídas nas faturas de energia elétrica dos consumidores. A consulta ficará disponível de 23 de agosto a 6 de outubro. A iniciativa ocorre, pois, existe maior disponibilidade energética no Brasil. De acordo com o plano, a maior redução proposta incidiria sobre a bandeira tarifária amarela, a qual apresentaria uma diminuição de aproximadamente 37%. Isso acarretaria em uma mudança dos atuais 29,89 reais por megawatt-hora (MWh) para 18,85 reais por MWh.
Quanto à bandeira vermelha, especificamente no patamar 1, a sugestão é uma redução de 31%, resultando em 44,64 reais por MWh. Já no patamar 2 da bandeira vermelha, a proposta busca uma queda de quase 20%, estabelecendo-se em 78,77 reais por MWh.Existe a possibilidade de que os valores sofram alterações, dependendo da análise feita pelo órgão regulador, considerando as contribuições a serem recebidas por parte dos interessados.
"A proposta de redução anunciada pela Agência também repercutirá favoravelmente sobre os reajustes tarifários ordinários (das distribuidoras de energia)", disse a Aneel, em nota. Além disso, o órgão defendeu que a redução dos valores das bandeiras tarifárias será possível graças ao cenário hidrológico favorável e à grande oferta de energia renovável no Brasil. A bandeira tarifária de agosto continua verde, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores brasileiros.
Fonte IG/Foto Agência Brasil
- 26 MarTeto de juros do consignado do INSS subirá para 1,85 porcento ao mêsLEIA MAIS
- 16 MarComércio de SC cresce 8,3 porcento em janeiro e atinge melhor marca em seis anosLEIA MAIS
- 27 FevSanta Catarina tem o terceiro maior saldo de empregos do país em janeiroLEIA MAIS
- 10 FevValor do diesel aumenta frete rodoviário e vai pesar no preço dos alimentosLEIA MAIS
- 25 JanWEG se junta a “Elon Musk brasileiro” para desenvolver híbrido flex com DNA catarinenseLEIA MAIS
- 28 DezIPCA-15 é de 0,34 porcento em dezembro e aponta inflação acima da meta em 2024LEIA MAIS
- 13 DezSanta Catarina registra recorde histórico de abertura de empresas com alta de 11,4 porcentoLEIA MAIS
- 26 NovTítulos públicos poderão ser usados como garantia financeira para aluguéis e empréstimosLEIA MAIS
- 16 NovPagamento do 13 salário pode injetar R$ 321,4 bi na economiaLEIA MAIS