Apesar de queda, um em cada três brasileiros ainda precisa de renda extra para fechar as contas

Economia

30/08/2023 - 11:09:36 | 2 minutos de leitura

Apesar de queda, um em cada três brasileiros ainda precisa de renda extra para fechar as contas

Estudo do Instituto Cidades Sustentáveis mostra retração no indicador, que em 2022 era de quase metade da população .31% (cerca de 52 milhões) de brasileiros buscam renda extra, queda em relação a 2022 (45%). Pesquisa revela percepção da desigualdade; atividades extras diminuem. Necessidade de 'bicos' foi analisada em levantamento do Instituto Cidades Sustentáveis. Dados serão apresentados no lançamento do Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades.

Aproximadamente um em cada três brasileiros (31%, ou quase 52 milhões de pessoas) precisa de atividades de renda extra para fechar as contas no fim do mês. O patamar representa uma queda em relação ao ano passado, quando o índice estava em 45% (mais ou menos 91,3 milhões de pessoas). É   o que diz a Pesquisa Nacional sobre Desigualdades, desenvolvida pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) e divulgada ontem.

O levantamento identificou a percepção da população brasileira sobre as variadas formas de desigualdade. Nesse sentido, os entrevistados foram questionados sobre a necessidade de fazer atividades extras — os chamados "bicos". Ao todo, foram entrevistadas 2.000 pessoas com pelo menos 16 anos, em 127 municípios. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95%, e a margem de erro é de 3 p.p. (pontos percentuais), para mais ou para menos.

Fonte R7/ foto ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL