Após carros-bomba, Equador tem rebelião conjunta em seis presídios e mais de 50 reféns
02/09/2023 - 08:18:55 | 2 minutos de leitura

Segundo polícia, rebelião pode estar ligada à explosão de carros-bomba na quinta-feira (1º) em Quito. Ações são possíveis represália à transferência a presídio de segurança máxima de líder do grupo criminoso Los Lobos, que reivindicou assassinato de candidato presidencial no início do mês. Em uma rebelião conjunta, presos de seis penitenciárias no Equador fizeram reféns 57 agentes penitenciários e policiais na quinta-feira (31), informou o ministro do Interior do país, Juan Zapata. De acordo com a polícia, a revolta pode estar ligada à explosão de carros-bomba que aconteceu no início do dia em Quito, uma possível represália à transferência do líder do grupo criminoso Los Lobos a um presídio de segurança máxima.
O Los Lobos reivindicou o assassinato do candidato à presidência do Equador Fernando Villavicencio, morto com três tiros na cabeça ao sair de um ato de campanha no início de agosto. A rebelião acontece em penitenciárias espalhadas pelo país, entre elas uma em Quito e outra perto da fronteira com o Peru. Também não havia registro de vítimas ou feridos até a última atualização desta reportagem. O Serviço Nacional de Atenção às Pessoas Privadas de Liberdade (Snai), entidade responsável pelo sistema prisional, afirmou que sete reféns são agentes policiais. Os outros são policiais.
Fonte e foto G1
- 02 AbrRússia diz que não pode aceitar propostas atuais dos EUA sobre a UcrâniaLEIA MAIS
- 22 NovTribunal Penal Internacional emite mandado de prisão para Netanyahu e líder do Hamas por crimes de guerraLEIA MAIS
- 09 NovAgentes iranianos montaram complô para matar Trump, aponta investigaçãoLEIA MAIS
- 15 OutNasa lança foguete para explorar possibilidade de vida em lua de JúpiterLEIA MAIS
- 26 SetNa ONU, Zelensky critica proposta de Brasil e China para guerra na UcrâniaLEIA MAIS
- 16 SetTerremoto de magnitude 6,5 atinge costa oeste do CanadáLEIA MAIS
- 12 SetGoverno Maduro nega que helicóptero com drogas interceptado no Brasil tenha saído da VenezuelaLEIA MAIS
- 14 AgoRaro fenômeno astronômico poderá ser visto em SC hojeLEIA MAIS
- 13 AgoPutin diz que ataque da Ucrânia contra a Rússia mira negociações de cessar-fogoLEIA MAIS