Após três horas de cirurgia no intestino Papa Francisco passa bem

Mundo

08/06/2023 - 10:22:37 | 2 minutos de leitura

Após três horas de cirurgia no intestino Papa Francisco passa bem

O Papa Francisco, de 86 anos, passou por uma cirurgia no intestino na tarde desta quarta-feira (7), no hospital Gemelli, em Roma, informou o Vaticano em um comunicado. A operação durou 3 horas e não houve complicações.

O comunicado do Vaticano informou que a operação foi necessária para reparar uma laparocele, uma hérnia que às vezes se forma sobre uma cicatriz geralmente resultante de uma cirurgia anterior. Também pode ser causada por obesidade, idade ou fraqueza dos músculos da parede.

A equipe médica do hospital decidiu nos últimos dias que a cirurgia - que será realizada sob anestesia geral - é necessária porque a condição estava causando oclusões intestinais dolorosas.

A cirurgia a que ele foi submetido, para fechar a hérnia e recolocar órgãos que tenham se movido, é considerada de pouca complexidade, mas pode ser um pouco dificultada conforme a idade do paciente.

O papa tem duas viagens próximas agendadas: para Portugal, no início de agosto, e para a Mongólia, no fim do mesmo mês. Até a última atualização desta notícia, o Vaticano não havia informado se ele terá de cancelar as viagens.

Foi a segunda vez que Francisco ficou internado no Hospital Gemelli. Na primeira, em julho de 2021, foi operado de diverticulite.

Fonte G1