Atleta de SC conquista a primeira medalha do Brasil nos jogos olímpicos de inverno

Esportes

23/01/2024 - 09:59:57 | 2 minutos de leitura

Atleta de SC conquista a primeira medalha do Brasil nos jogos olímpicos de inverno

O atleta de Florianópolis, Zion Bethonico, entrou para a história do esporte brasileiro no último sábado, ao conquistar a medalha de bronze na prova de snowboard cross durante os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude que estão sendo realizados em Gangwow na Coreia do Sul. A prova foi vencida pelo francês Jonas Chollet e Anthony Shelly do Canadá foi medalha de prata. Com o resultado, Zion Bethonico se torna o primeiro atleta brasileiro da história a conquistar uma medalha durante uma edição de Jogos Olímpicos de esportes de inverno.

Antes do pódio de Zion, o melhor resultado do Brasil tinha sido uma oitava posição de Marley Linhares no monobob em Lillehammer 2016. Em Turim 2006, durante os Jogos Olímpicos de Inverno, Isabel Clark terminou em nono lugar, também no snowboard cross.

Nascido em Florianópolis, o atleta vai completar 18 anos em 28 de janeiro e vive até hoje na capital catarinense. Começou no snowboard muito cedo, durante férias da família e desde então, não parou mais já integrando uma equipe da modalidade com apenas oito anos de idade. Zion é irmão de Noah Bethonico e segundo suas próprias declarações após a prova o irmão mais velho foi a sua grande referência no esporte e na vida.

Fonte scc10 / foto Crédito: Comitê Olímpico Internacional (COI)