Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos no Rio Grande do Sul

Famosos

16/08/2023 - 09:08:55 | 2 minutos de leitura

Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos no Rio Grande do Sul

A atriz Léa Garcia morreu, aos 90 anos, nesta terça-feira, 15, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Ela estava na cidade para o Festival de Cinema de Gramado. A morte foi confirmada pelo próprio perfil da artista que confirmou o óbito.

"É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado no @festivaldecinemadegramado da nossa amada Léa Garcia", diz a nota emitida pela equipe de Léa Garcia.

De acordo com a TV Globo, ela teve um infarto e chegou a ser encaminhada para o Hospital Arcanjo São Miguel. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento da atriz. Nas redes sociais, fãs e colegas de profissão começam a lamentar e se despedir.

Nascida em 1933, no Rio de Janeiro, de acordo com o site Memória Globo, Léa pretendia cursar Letras para ser escritora, mas acabou seguindo o caminho das artes ao conhecer o dramaturgo Abdias Nascimento.

A estreia da artista na TV ocorreu no Grande Teatro da TV Tupi, na década de 1950. Na emissora, participou também do programa Vendem-se Terrenos no Céu, em 1963. O convite para trabalhar na Globo surgiu em 1970, quando ela integrou o elenco de Assim na Terra como no Céu, de Dias Gomes.

Na Globo, teve a oportunidades diversas. Participou do primeiro programa gravado em cores no Brasil, Meu Primeiro Baile, Caso Especial exibido em 1972. No mesmo ano encarnou Elza, uma secretária da novela Selva de Pedra, novela de Janete Clair.

No teatro, uma das peças de maior destaque foi Orfeu da Conceição (1956), de Vinicius de Moraes. Cotada primeiro para ser Eurídice, Léa Garcia se encantou com a personagem Mira e conseguiu o papel. Posteriormente, um filme foi feito a partir da peça, com o nome Orfeu Negro e direção do francês Marcel Camus. Em vez da Mira, a atriz viveu a Serafina. O longa-metragem lhe rendeu o segundo lugar na Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Fonte Terra/foto instagram