Barragem de José Boiteux é fechada após horas de tensão e conflito com indígenas
09/10/2023 - 10:14:25 | 2 minutos de leitura

As duas comportas da barragem de José Boiteux, no Alto Vale, foram fechadas ontem, (8). A informação foi confirmada pelo governador Jorginho Mello no começo da tarde. A estrutura é a maior de contenção de cheias de Santa Catarina e tem impacto direto no nível do Rio Itajaí-Açu na região de Blumenau, mas estava aberta por conta de um impasse histórico entre Estado e indígenas.
A situação gerou horas de tensão entre os envolvidos entre a noite de sábado (7) e manhã de domingo, quando houve também conflito. A história é antiga e está ligada ao fato de a barragem ter sido construída dentro da Terra Indígena Laklanõ Xokleng, demarcada legalmente. Por consequência, quando chove, a área é inundada, moradias são afetadas e a comunidade fica ilhada. É assim desde 1992, quando a obra foi entregue pelo governo federal. Aliás, antes mesmo de ficar pronta, já foi motivo de briga. Os indígenas relatam que ao longo da história casas, escolas e plantações se perderam por causa da barragem. Citam, inclusive, mortes em decorrência das inundações. Desde então, cobram indenização por causa dos danos provocados pela construção.
Nesta semana, o nível da água em Blumenau passou dos seis metros — o que significa usar a barragem, conforme prevê o plano de ativação do Estado —, mas isso não aconteceu. O governo do Estado chegou a dizer que não fecharia as comportas em José Boiteux porque não havia segurança para a manobra. Porém dado ao volume de águas das enchentes a barragem acabou tendo as comportas fechadas.
Fonte Nsc/ Foto: Reprodução
- 03 AbrCai o número de brasileiros na lista de bilionários da Revista ForbesLEIA MAIS
- 03 AbrTaurus produzirá drone militar com arma, visão 4K e IA para reconhecimento de alvosLEIA MAIS
- 03 AbrMenino de 3 anos morre após ser esquecido pela tia dentro do carroLEIA MAIS
- 03 AbrIdosa usou pedra rara avaliada em R$ 6 milhões como peso de porta sem saberLEIA MAIS
- 02 AbrFamília denuncia creche após bebê voltar para casa com 12 mordidasLEIA MAIS
- 02 AbrSeis quiosques ligados a crimes como extorsão e ameaça são demolidos em praias de FlorianópolisLEIA MAIS
- 01 AbrCom fantasias de terror, alunos eram obrigados fazerem sexo com professoraLEIA MAIS
- 01 AbrFalha causa prejuízo de R$ 250 mil após ocasionar a morte de mais de 70 mil peixes em CorupáLEIA MAIS
- 01 AbrMãe que vendeu filha de 27 dias para empresária é presaLEIA MAIS