Bienal Internacional do Livro

Cultura

03/10/2023 - 14:12:23 | 2 minutos de leitura

Bienal Internacional do Livro

Jaraguá do Sul se prepara para receber a primeira Bienal Internacional do Livro.  A programação foi divulgada pela organização, na semana passada. Com o tema "Como viver junto", o evento terá a participação de autores húngaros, além de uma agenda de atrações nacionais. A programação acontece de 19 a 29 de outubro, no Centro Cultural da Sociedade Cultura Artística (Scar) e Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, com entrada gratuita.

O país homenageado desta primeira edição é a Hungria, e o autor reverenciado é Sandor Lenard, húngaro que viveu seus últimos anos, no interior de Santa Catarina. A homenagem é pautada na relação da cidade com o país e do potencial literário da nação. Jaraguá do Sul tem aproximadamente 15 mil descendentes húngaros, e um consulado honorário. “A literatura húngara é uma das mais potentes do mundo, e Lenard foi um expoente da escrita e, também, da tradução”, afirma o diretor de Programação Artística e Internacional, Carlos Henrique Schroeder.

Entre os demais destaques da Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul estão atrações internacionais como Krisztina Tóth, a multipremiada e principal autora húngara da nova geração, com mais de 30 livros publicados, e o sociólogo húngaro András Szántó, um dos mais importantes consultores em arte e museus do mundo, autor de “O futuro do museu”, que vem direto de Nova Iorque para uma palestra exclusiva.

Além deles, a programação conta com grandes escritores nacionais, como Christian Dunker, Nuno Ramos, Natália Timerman, Alê Garcia, Carolina Casarin, Martha Gabriel, Nathália Rodrigues (Nath Finanças), Clarice Costa Martins, Zsuzsanna Spiry e os catarinenses Ieda Magri, Michelli Provensi, Fernando Boppré e Sidnei Marcelo Lopes. Temas como arte, modernismo, curadoria, inteligência artificial, planejamento financeiro, negritude e saúde mental estarão em pauta nos encontros. Haverá ainda apresentações teatrais e de música, contação de história, lançamentos e vendas de livros, entre outros eventos que celebram a cultura.

Fonte e foto PMJS