Boeing 727, da falida Varig Log, ficou esquecido por mais de uma década no aeroporto de São José dos Campos, SP

Geral

19/08/2023 - 09:54:37 | 2 minutos de leitura

Boeing 727, da falida Varig Log, ficou esquecido por mais de uma década no aeroporto de São José dos Campos, SP

Aeronave se deteriorou com o passar dos anos e gera preocupações com a saúde pública.

Um avião Boeing 727, com 47 metros de comprimento e 33 de largura, ficou esquecido por mais de uma década no aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Pertencente à falida companhia aérea cargueira Varig Log, a aeronave de matrícula PR-LGC deixou de operar com a quebra da empresa e se deteriorou com o passar dos anos até virar uma enorme sucata.

"Quando a empresa entrou em falência, obrigatoriamente tem que se parar sua frota. No Brasil não tem um destino, não existe no país um cemitério de aviões, onde eles poderiam ficar parados para serem leiloados ou doados", comenta o especialista em aviação Ivair Santos.

A falência da Varig Log foi confirmada pela Justiça de São Paulo em setembro de 2012. Ao longo do processo judicial, aviões da empresa espalhados em aeroportos do país foram desmontados e os itens de valor vendidos ou leiloados. Isso também aconteceu com o 727 que ficou em São José dos Campos. Turbinas, radares, rádios, tudo de valor foi retirado. A fuselagem, no entanto, ficou encostada ao lado da pista até virar sucata.

"Como se trata de uma pessoa jurídica, a remoção da aeronave do local depende de uma autorização judicial. Essas carcaças compõe o patrimônio da massa falida, tudo que tem de valor na aeronave já foi tirado. O que fica jogado nos aeroportos são apenas as carcaças e fuselagens", explica o advogado Luiz Gustavo Braga, advogado especialista no setor de aviação.

Fonte G1/ Foto: Divulgação / SJK Airport