Busca para conectar novos investimentos ao turismo de Jaraguá do Sul

Economia

31/05/2023 - 07:53:31 | 3 minutos de leitura

Busca para conectar novos investimentos ao turismo de Jaraguá do Sul

Grupo de aproximadamente 50 empresários estiveram reunidos na última semana  no auditório do Centro Empresarial (Cejas) onde ocorreu o Seminário sobre Investimento no Turismo de Jaraguá do Sul. Segundo a diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação Leila Modro, o objetivo do encontro foi conectar empresários que operam no turismo nacional ao empreendedores locais que tenham capacidade de investimento neste setor.

A abertura do encontro foi feita pelo prefeito Jair Franzner que fez questão de homenagear o industrial Wandér Weege pelo fato de sua família ser uma das pioneiras neste tipo de investimento como por exemplo, o Parque Malwee, fundado em 1978 e, mais recentemente o Pico Malwee.

O seminário contou com as participações do consultor internacional doutorado em Turismo, Eduardo Mielke, além dos operadores nacionais deste segmento como Sávio Neves, Hélio Militz Júnior, Pedro Lira, Adriano Freitas, Alexandro Sampaio e Sérgio Bueno. De acordo com Leila essa conferência é o resultado do trabalho que vem sendo realizado há quase um ano com a consultoria de Milke. “Coube também ao Convention Bureau de Jaraguá do Sul, na figura de seu presidente, Kilian Sohn Neto e de sua diretoria empreender esforços para a realização do seminário que teve a Prefeitura como apoiador e também como maior incentivador para que investimentos privados aconteçam no turismo nossa cidade”, destacou.

SETS - Leila destacou ainda que além desta iniciativa o Município também trabalha na criação de Setores Especiais de Turismo Sustentável (SETS). “Essa é uma ação que vem sendo realizada dentro da diretoria de turismo na qual estamos ouvindo a comunidade de cada uma dessas regiões. Em breve, realizaremos uma audiência pública sobre os SETS”, adiantou. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Sarmanho complementa o pensamento da diretora da pasta. “Já existe um movimento estruturado de ativação turismo local. Entendemos que agora chegou o momento de conectar grandes atrações turísticas pra cá. Para a gente conseguir trazer grandes investimentos turísticos pra cá, tem que trazer os operadores desses equipamentos junto com os empresários que tem capacidade de investimento.”

Tanto Sarmanho como Leila acreditam que o Seminário ocorrido no Cejas foi praticamente um lançamento oficial do projeto dos SETS. “Investimentos que levem em conta nossa topografia, o que possibilitaria inclusive a instalação de teleféricos aqui e implementar outros atrativos existentes como o Cicloturismo ou os esportes de aventura como Voo Livre ”, destacou a diretora jaraguaense de Turismo ao frisar que representantes de grupos, como o que opera esta atração no Corcovado do Rio Janeiro mostra os caminhos que o segmento deverá seguir. “Cabe ao Município criar condições para que a classe empresarial invista no nosso turismo e mostre que além da indústria, Jaraguá do Sul também possa se tornar um diferencial turístico, contribuindo inclusive com a arrecadação da cidade”.