Caatinga tem mais de 480 espécies de plantas e animais ameaçados de extinção
28/07/2023 - 08:19:53 | 2 minutos de leitura

O bioma conta com aproximadamente 5.311 tipos de plantas e animais únicos, como o tatu-bola
Todos os biomas do Brasil estendem suas fronteiras para além do limite do país, com exceção da Caatinga, que é o único bioma 100% brasileiro, com predomínio no Nordeste. Mas seu rico patrimônio biológico está ameaçado. Segundo dados da pesquisa Contas de Ecossistemas, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Caatinga tem pelo menos 481 espécies de plantas e animais com risco de extinção, o que torna o bioma o terceiro mais ameaçado à sobrevivência da fauna e flora no País, perdendo apenas para o Cerrado e para a Mata Atlântica, respectivamente.
O estudo analisou 3.220 espécies da Caatinga e concluiu que 15% corre o risco de desaparecimento. O bioma conta com aproximadamente 5.311 tipos de plantas e animais únicos, como o famoso tatu-bola, a jaguatirica e o carcará. “Se engana profundamente quem acredita que a Caatinga é um bioma pobre, seu ecossistema é valioso e não é encontrado em nenhuma outra região do mundo”, destaca Samuel Portela, coordenador técnico da Associação Caatinga.
Segundo Samuel Portela, entre as principais causas dessa devastação estão o uso de lenha como matriz energética e as queimadas para cultivos agrícolas. "Essas ações vão, aos poucos, diminuindo as florestas, matando as plantas e ameaçando o habitat natural dos animais”, explica o coordenador.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado (Sema), no Ceará, existem 55 espécies ameaçadas de extinção. Esses animais estão incluídos em uma chamada lista vermelha, que conta com cinco categorias: tartarugas marinhas, mamíferos marinhos, aves, anfíbios e répteis e mamíferos terrestres.
A Associação Caatinga desenvolve diversas iniciativas para preservar o ecossistema. Entre elas está o projeto “RPPN: Conservação voluntária: gerando serviços ambientais”, que visa ampliar e aprimorar a gestão de áreas protegidas legalmente, com foco nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). “Existem hoje mais de 1.850 RPPNs no Brasil, protegendo mais de 833.000ha de áreas, sendo 44 no Ceará e 8 no Rio Grande do Norte. Estamos focando nesses dois estados, já que eles possuem quase a totalidade dos seus territórios inseridos na Caatinga e apresentam preocupantes dados de desmatamento acumulado”, declara Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.
Fonte /Band/ foto divulgação
- 28 OutVerão terá temperaturas acima da média em SCLEIA MAIS
- 24 OutTempestade e ventos de 100 km/h: Inmet emite alerta de perigo para SCLEIA MAIS
- 22 OutCiclone e frente fria provocam tempestades nesta semana em SCLEIA MAIS
- 09 OutChegada do furacão Milton provoca evacuação em massa na costa oeste da FlóridaLEIA MAIS
- 30 SetEclipse solar anular acontece quarta-feira, e será visível no brasilLEIA MAIS
- 30 SetMaior pedra de granizo já registrada no Brasil cai no Rio Grande do Sul, com 14,6 cmLEIA MAIS
- 27 SetFuracão Helene atinge costa da Flórida com força histórica e deixa mortos nos EUALEIA MAIS
- 26 SetPraia de Florianópolis é considerada a mais poluída do Brasil, aponta relatórioLEIA MAIS
- 13 SetAmazônia se torna maior emissora de gases de efeito estufa do mundoLEIA MAIS