Cartéis de drogas exploram a indústria da banana para transportar cocaína no Equador

Mundo

09/09/2023 - 09:18:33 | 2 minutos de leitura

Cartéis de drogas exploram a indústria da banana para transportar cocaína no Equador

O país é o maior exportador de bananas do mundo, e transporta cerca de 6,5 milhões de toneladas ao ano por via marítima. Ele também está encravado entre os maiores produtores de cocaína do mundo, Peru e Colômbia, e os traficantes de drogas consideram os contêineres cheios de bananas o veículo perfeito para contrabandear seu produto.

Os trabalhadores carregam os cachos até uma linha de montagem, onde as bananas são lavadas, pesadas e adesivadas para consumidores europeus. O proprietário, Franklin Torres, estava monitorando toda a atividade em uma manhã recente, para garantir que as frutas atendam aos padrões internacionais de beleza, e principalmente, que sejam embaladas para envio sem presença de cocaína.

O país sul-americano é o maior exportador de bananas do mundo, e transporta cerca de 6,5 milhões de toneladas ao ano por via marítima. Ele também está encravado entre os maiores produtores de cocaína do mundo, Peru e Colômbia, e os traficantes de drogas consideram os contêineres cheios de bananas o veículo perfeito para contrabandear seu produto. A infiltração dos traficantes na indústria responsável por cerca de 30% das bananas do mundo contribuiu para uma violência sem precedentes neste país outrora tranquilo. Tiroteios, homicídios, sequestros e extorsões se tornaram parte da vida cotidiana, especialmente em Guayaquil, uma cidade portuária do Pacífico que é um centro de exportação de bananas.  No país, é por causa das bananas que existem tantos portos. Elas abrem as rotas para outros produtos de exportação..

Fonte Terra/ foto MP da Holanda/Via AP