Central de vacinas na Reinoldo Rau estará aberta neste sábado

Saúde

19/05/2023 - 07:41:33 | 2 minutos de leitura

Central de vacinas na Reinoldo Rau estará aberta neste sábado

Estarão disponíveis na unidade todas as vacinas do calendário, incluindo a da gripe.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Central de Vacinas da Reinoldo Rau estará aberta neste sábado (20), das 7h30 às 13h. Estarão disponíveis na unidade todas as vacinas do calendário, incluindo a da gripe que desde o dia 12 deste mês está liberada para o público em geral, a partir dos seis meses de idade.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, 20.655 pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Jaraguá do Sul. Do total de pessoas dos grupos prioritários elegíveis pelo Ministério da Saúde, apenas 18.086 se vacinaram até agora.

A vacina oferecida na rede pública é gratuita e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B, que são os que mais circulam. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da covid-19.

A gripe é uma infecção viral, bastante transmissível, que afeta o sistema respiratório. Pessoas infectadas com o vírus influenza podem ter desde sintomas leves a sintomas graves, que necessitam de internação e podem levar à morte.

Os sintomas mais comuns são febre, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Pessoas mais vulneráveis, especialmente aquelas com doenças crônicas, idosos, crianças, podem desenvolver quadros de pneumonia, sinusite, otite e desidratação. A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir o agravamento do quadro, evitando hospitalizações e mortes.