Centro pediátrico do câncer é sugerido para Jaraguá do Sul

Política

25/07/2022 - 12:59:50 | 2 minutos de leitura

Centro pediátrico do câncer é sugerido para Jaraguá do Sul

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, atrás apenas das doenças cardiovasculares. A cada ano são, aproximadamente, 232 mil mortes e 450 mil novos casos diagnosticados no Brasil. Pensando nisso, na sessão de quinta-feira (21) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Jonathan Reinke (Podemos) sugeriu, através de uma indicação legislativa, ao Executivo jaraguaense e à Secretaria Municipal de Saúde a criação de um centro pediátrico para tratamento do câncer. O parlamentar argumenta que o número de pacientes com câncer tem crescido muito na região e no país, tanto entre os adultos quanto entre os mais jovens, como mostra os dados do Inca.

Reinke, que é enfermeiro de profissão, afirma que muitos pacientes precisam se deslocar de sua cidade para outros lugares a fim de realizar o tratamento. Porém, ele adverte que essas viagens constantes prejudicam a reabilitação, pois geram um desgaste às pessoas que já estão vulneráveis por conta da doença.

Jonathan lembra que Jaraguá do Sul já possui uma ala adulta para o tratamento do câncer, todavia ressalta que é preciso que as crianças tenham um espaço específico para elas, o que ajudaria também a desafogar a fila nos hospitais. Para o parlamentar, o município já possui condições para criar uma ala infantil. “Onde os pacientes poderão receber o tratamento específico para a doença, com acompanhamento adequado dos seus familiares”, ilustra.

A indicação foi aprovada pela unanimidade dos vereadores e enviada à Prefeitura para análise do prefeito Jair Franzner.