Chile registra 38,9°C nos Andes durante o inverno em meio à onda de calor na América do Sul

Mundo

03/08/2023 - 08:16:34 | 2 minutos de leitura

Chile registra 38,9°C nos Andes durante o inverno em meio à onda de calor na América do Sul

O Chile registrou um novo recorde nacional de temperatura na terça-feira (1°): 38,9°C nos Andes em pleno inverno. Mesmo na estação mais fria, o país está enfrentando uma onda de calor sem precedentes, superando as máximas já observadas durante o mês de agosto.

O serviço de meteorologia do Chile emitiu um aviso para "evento de altas temperaturas" para as regiões de Antofagasta, Atacama e Coquimbo, no norte do Chile, com duração até sexta-feira (4). Esse evento ocorre devido a uma massa de ar quente que está recobrindo o interior da América do Sul. Além do norte do Chile, um aumento das temperaturas é esperado em outros locais, como centro e norte da Argentina, Uruguai e Paraguai, segundo a MetSul.

Há uma conjunção de fatores envolvidos nas ondas de calor registradas pelo mundo. Cientistas afirmam que, se não fosse pela queima de combustíveis fósseis, elas dificilmente teriam ocorrido. Sem a ação humana provocando a mudança climática, esses eventos seriam extremamente raros e praticamente impossíveis de acontecer em locais como o sul da Europa, que também verificou recordes de temperatura.

Outro fator envolvido é o El Niño, evento climático que aumenta as temperaturas e diminui o rigor do inverno. Ele age alterando o transporte de umidade, dificultando que frentes frias adentrem o continente. Esse fenômeno é, inclusive, um dos fatores que pode influenciar na previsão de recordes de temperaturas nos próximos quatro anos. De acordo com a OMM, há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027.

Fonte – Band/ foto Arte/g1