Cidadãos devem ficar atentos para que não caiam em golpes ao renegociar dívidas pelo Desenrola Brasil

Geral

24/07/2023 - 09:16:35 | 2 minutos de leitura

Cidadãos devem ficar atentos para que não caiam em golpes ao renegociar dívidas pelo Desenrola Brasil

O Ministério da Fazenda (MF), está alertando cidadãos para que não caiam em golpes quando forem renegociar dívidas com os bancos com os benefícios garantidos pelo programa Desenrola Brasil, lançado recentemente. A orientação oficial é falar diretamente com o banco onde está a dívida — e apenas com esse banco, nunca com terceiros —, utilizando exclusivamente os canais oficiais das instituições financeiras ou buscando atendimento diretamente nas agências.

Criminosos estão utilizando o nome do Desenrola Brasil, na tentativa de aplicar golpes nas pessoas que buscam renegociar débitos. As estratégias dos bandidos envolvem e-mails, mensagens e até mesmo a criação de sites com o nome do “Desenrola”. Tudo isso é falso. Na atual fase do programa, o único canal é falar diretamente com o banco. São eles, os bancos e demais credores, quem podem oferecer melhores condições para a quitação das dívidas (juros mais baixos, por exemplo).

O cidadão deve comunicar a ocorrência de tentativas de fraudes com o registro de ocorrências policiais, contato com os Procons, Banco Central e central telefônica do banco com o qual o devedor tem a dívida. Se receber alguma mensagem suspeita ou de terceiros propondo a renegociação pelo Desenrola, procure sempre o seu banco antes de tomar qualquer atitude. Não acesse links suspeitos e nunca forneça dados pessoais a desconhecidos.

Na segunda etapa do programa, que terá início em setembro, a negociação será realizada pelo site GOV.BR (sem nenhum outro intermediário). Então, será exigido acesso ao GOV.BR com os níveis de contas prata ou ouro. É importante que os cidadãos providenciem desde já o seu cadastro no GOV.BR. As orientações estão disponíveis no gov.br/conta.

Fonte – Agência Brasil/Foto Divulgação