Coleção com quase 900 Barbies revela paixão de catarinense

Geral

22/07/2023 - 08:16:39 | 2 minutos de leitura

Coleção com quase 900 Barbies revela paixão de catarinense

O frenesi causado pela estreia do filme da Barbie trouxe à tona a paixão antiga de muita gente pela boneca mais queridinha do mundo. E em meio à onda rosa que surge impulsionada pelo cinema, Rejane Rodacki, moradora de Blumenau tem quase 900 bonecas, das quais algumas são bem raras.

O cômodo reservado especialmente para abrigar a coleção inclusive já está pequeno para tantas Barbies. Em uma das inúmeras prateleiras — onde é quase impossível manter a concentração em uma peça por vez — a primeira coleção que Rejane, de 68 anos, montou quando as filhas ainda eram pequenas. A Dolls of the World, como foi batizada, traz Barbies em looks que representam todos os países do mundo.

A história da colecionadora com a boneca começou quando ela tinha 13 anos, ao ver uma Barbie pela primeira vez em uma loja e ganhar de presente da mãe. Ela sempre brincava com a boneca, mas conforme cresceu e a programação passou a incluir outras atividades, o brinquedo ficou guardado no armário. Quando casou, aquela paixão voltou com tudo e nunca mais teve fim. O tempo passou, Rejane deu à luz três meninas e sempre incentivava a gostar da boneca. Até que em 1990 esteve pela primeira vez nos Estados Unidos e se deparou uma loja cheia de Barbies.

— Fique alucinada. Quando podia imaginar Barbie de coleção. Fiquei babando, fotografei um monte, só que eram muito caras e eu precisava de bonecas para “descabelar, por causa das crianças, então trouxe as mais baratas — relembra.

A colecionadora cuida pessoalmente, e com muito carinho, da limpeza das bonecas que estão fora da caixa e fica atenta às manchas amareladas naquelas de vestidos claros. Embora nunca tenha parado para calcular o quanto investiu na coleção, sabe que peças ali custam altas cifras atualmente. Por isso, já aprendeu que a hora de comprar é quando o lançamento sai, antes que comece o corre-corre. Foi pensando nisso que Rejane já garantiu mais da metade da coleção alusiva ao filme.

Ao longo dos anos, Rejane chegou a participar de congressos promovidos pela Mattel, empresa americana criadora da Barbie. Foi nesses eventos, inclusive, que conheceu os dois fornecedores da boneca com quem ela chega a ter um “crediário”, para aumentar a coleção.

Fonte nsc.com.br/Talita Catie/Santa