Começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Saúde

11/04/2023 - 10:05:56 | 2 minutos de leitura

Começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Começou ontem (10) e segue até o dia 31 de maio de 2023 a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Este ano a campanha será realizada em uma só etapa para todos os grupos prioritários, ou seja, não há divisão por fases e a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos.

Em Jaraguá do Sul fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, 58.359 pessoas. O dia “D” da campanha está previsto para 6 de maio em todas as Unidades de Saúde com sala de vacinação.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19.

 Grupos prioritários:  Crianças de 06 meses a 05 anos, 11 meses e 29 dias;  Gestantes; Puérperas (mães até 45 dias pós parto); Trabalhadores da saúde; Pessoas com 60 anos e mais; Povos indígenas; Professores das escolas públicas e privadas ; Pessoas com doenças crônicas; Pessoas com deficiência permanente; Profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas ; Caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso ; Trabalhadores portuários; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.