Comitiva alemã conhece modelo de associativismo empresarial da ACIJS

Economia

16/03/2023 - 17:13:03 | 3 minutos de leitura

<strong>Comitiva alemã conhece modelo de associativismo empresarial da ACIJS</strong>

A comitiva de representantes da HWK - Câmara de Artes e Ofícios da Alta Baviera, Alemanha, que cumpre agenda em Santa Catarina a convite da Fundação Empreender, foi recebida na manhã da terça-feira (14) pela diretoria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul – ACIJS.

No encontro, os visitantes alemães conheceram o modelo de associativismo empresarial que torna a ACIJS referência no Estado. Objetivos históricos da entidade, que em 2023 está comemorando 85 anos desde sua fundação em 22 de junho de 1938, foram ressaltados pela presidente Ana Clara Franzner Chiodini, juntamente com o vice-presidente Financeiro Ary Carlos Pradi, e os ex-presidentes e membros do Conselho Superior Vicente Donini, Paulo Rubens Obenaus e Monika Hufenüssler Conrads.

“Preservar o legado de gestões anteriores de atuar pelo fortalecimento do setor produtivo no município e região, promovendo conexões e conhecimentos que potencializam o ecossistema empresarial. São compromissos que a ACIJS renova todos os dias, há mais de 8 décadas, que demonstram a importância de trabalharmos juntos e assim sermos cada vez melhores como empresas e na comunidade”, destacou Ana Clara.A empresária expôs um quadro com indicadores do município e sua participação na economia catarinense, e apresentou a estrutura de trabalho da ACIJS, apoiado nos principais pilares que acompanham a trajetória da entidade: A representatividade através do fortalecimento do associativismo e da união da classe empresarial; O desenvolvimento econômico acompanhado do desenvolvimento sustentável e social da comunidade; E o desenvolvimento empresarial através de um ambiente favorável aos negócios e o desenvolvimento das empresas e empresários.

A vinda dos representantes da HWK ao estado parte da programação do aniversário de 30 anos da Fundação Empreender, braço da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e, na década dos anos 1990, responsável pela parceria com a entidade alemã que resultou na implantação de núcleos setoriais formados por segmentos produtivos. As associações empresariais de Joinville, Blumenau, Brusque e Jaraguá foram as primeiras entidades a adotarem o modelo que busca a qualificação e melhoria da competitividade de empreendedores ligados aos núcleos. O presidente da HWK – Câmara de Artes e Ofícios da Alemanha, Franz Xaver Peteranderl, ressaltou o interesse em conhecer a experiência de associativismo empresarial e fortalecer a relação com as entidades de Santa Catarina. Antes de Jaraguá, na segunda-feira a comitiva passou por Joinville e vai a Blumenau e Brusque, além da Facisc em Florianópolis.

No encontro com a diretoria da ACIJS participaram, também, Dieter Vierlbeck e Bárbara Peinel, da HWK; Fernanda Silveira, Adriano Marcel Zimmermann e Angelo da Silva (Fundação Empreender).