Comitiva de Vereadores da Avevi faz visita ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí

Região

19/05/2023 - 07:44:09 | 2 minutos de leitura

Comitiva de Vereadores da Avevi faz visita ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí

CIMVI Uma comitiva de vereadores da Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu participaram na terça-feira de uma visita ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, no município de Timbó. Nesta agenda participaram também prefeitos da Amvali, secretários e servidores.

As tratativas para esta visita iniciaram na última Assembleia da Avevi realizada em Guaramirim quando foi discutido o novo modelo de coleta e destinação do lixo nos municípios da região, que terá coordenação do Cigamvali - Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu.

O diretor executivo do Cigamvali, Fabiano Spézia, que participou da assembleia, encaminhou visita ao CIMVI. Para ele, foi uma oportunidade para fortalecer a parceria que será feita entre os dois consórcios. Segundo ele a proposta vai muito além de recolher o lixo e dar uma destinação. “O consórcio conseguiu mostrar aos integrantes desta comitiva o quanto a educação ambiental, o trabalho continuado e o engajamento da população fazem com que você melhore o sistema”.

Para o presidente da Avevi, vereador de Schroeder, Ildemar Zoz, os parlamentares que participaram vão conseguir entender melhor o seu papel no que se refere ao cumprimento das leis de gestão dos resíduos sólidos. “Foi muito positiva a visita ao CIMVI, agora temos mais informações de como funciona. Os municípios da região que participam já estão sendo bem atendidos, e sei que Schroeder também está para entrar nesse consórcio. Quando projeto vier pra câmara estaremos mais preparados”.

O projeto Vale Valoriza – Valorização de Resíduos do Cigamvali, responsável pela coleta de resíduos sólidos, o lixo, de maneira consorciada, teve início no dia 31 de março em Guaramirim e já atende o município de Corupá e em breve outros municípios da região deverão aderir.