Como construir soluções tecnológicas sem abrir mão da segurança

Tecnologia

19/09/2023 - 09:41:11 | 2 minutos de leitura

Como construir soluções tecnológicas sem abrir mão da segurança

No Brasil, mais de 12 milhões de pessoas caíram no golpe do cartão clonado, apenas no ano de 2019, segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Entre todas as fraudes digitais registradas em 2022, cartão de crédito ou débito clonado representam 25%. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as instituições financeiras são responsáveis pela segurança do usuário e, em tempos de digitalização acelerada, essas entidades precisam aumentar o investimento em prevenção para evitar prejuízos. 

O primeiro passo para evitar esses golpes é promover campanhas de conscientização sobre o uso adequado dos recursos virtuais para operações financeiras. A informação sobre como se prevenir pode ser fundamental para diminuir a ocorrência de fraudes. Algumas dicas básicas podem ajudar, como se certificar quais são os canais de contato oficiais da instituição e focar todas as comunicações por lá, além de tomar cuidado com ligações ou links suspeitos, que tentam se passar pela instituição para ter acesso aos dados pessoais do usuário.

Outro ponto essencial nessa corrida por proteção bancária é o uso da inovação. A tecnologia vem se tornando uma aliada cada vez mais importante para blindar os clientes de golpes e afastar criminosos. Soluções baseadas em Inteligência Artificial, por exemplo, podem trazer insights sobre relações, tendências e padrões que indiquem determinados comportamentos. Com essas análises, fica mais fácil identificar possibilidades de fraudes e evitar que elas se concretizem. É fundamental que as instituições financeiras estejam abertas a esse novo olhar mais inovador sobre as operações e, assim, estimular o uso de estratégias mais fortes e dinâmicas contra um cenário de ameaças virtuais crescentes e que vão se atualizando no mesmo ritmo das inovações.

Fonte Terra/Foto: Adobe Stock