CPI das Pirâmides Financeiras aprova relatório que pede indiciamento de executivos da 123 Milhas

Política

10/10/2023 - 10:17:02 | 2 minutos de leitura

CPI das Pirâmides Financeiras aprova relatório que pede indiciamento de executivos da 123 Milhas

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras aprovou nesta segunda-feira (9) o parecer do deputado Ricardo Silva (PSD-SP), com mais de 500 páginas, que sugere o indiciamento de 45 pessoas - entre elas, oito pessoas ligadas à 123 Milhas, empresa que em agosto suspendeu a emissão de bilhetes de viagens que já tinham sido pagos pelos clientes. O cenário é diferente de outras CPIs da Câmara. A CPI do MST e a que apurava a manipulação nos jogos de futebol terminaram sem sequer ter o relatório analisado. Já a CPI das Americanas foi aprovada por 18 votos a 8, mas sofreu críticas de muitos parlamentares por não apontar nenhum indiciamento.

Segundo o relatório, as oito pessoas ligadas à 123 Milhas devem ser investigadas a crimes como :estelionato; gestão fraudulenta; pertinência à organização criminosa; lavagem de bens e capitais crime contra as relações de consumo por fraudar preços ao induzir o consumidor a erro; crime contra a economia popular, por obtenção de ganhos ilícitos em detrimento de grupo de pessoas por meio de especulações ou processos fraudulentos. O parecer aponta fatos que indicam que os sócios das 123 Milhas, “já cientes da derrocada da empresa, executaram estratégias para desviar ativos dela para si e para seus parentes”. Além disso, o relatório afirma que “chamam atenção os diversos empréstimos que a 123 Milhas contraiu” e que os sócios “já falseavam as demonstrações financeiras da empresa”.

O relatório da Polícia Federal mostrou que a 123 Milhas vendia “hoje” para pagar “amanhã”, apostando em preços que não estavam sob o seu arbítrio e escolha. Ainda segundo o relator, a empresa vendia viagens para dois ou três anos à frente, datas em que as companhias aéreas sequer haviam começado a oferecer passagens.

Fonte e foto g1