CPI dos Atos Golpistas tem bate-boca após pergunta sobre suposta agressão feita por ex-diretor da PRF

Política

21/06/2023 - 08:55:53 | 2 minutos de leitura

CPI dos Atos Golpistas tem bate-boca após pergunta sobre suposta agressão feita por ex-diretor da PRF

A sessão da CPI dos Atos Golpistas na terça-feira (20) teve um bate-boca generalizado entre parlamentares depois que a relatora do colegiado, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), fez um questionamento sobre uma suposta agressão a um frentista feita pelo ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques.

Segundo a relatora, o frentista teria sido agredido por Silvinei por se recusar a lavar uma viatura. O caso não tem relação com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro investigados pela CPI. O questionamento irritou parlamentares da oposição presentes à CPI, em especial o deputado Delegado Éder Mauro (PL-PA). A sessão precisou ser interrompida para os ânimos se acalmarem.

"Eu estou fazendo uma pergunta e não estou pedindo que o depoente responda o que eu quero. Eu estou pedindo para ele não enrolar. Estou pedindo para ele falar e responder o que eu perguntei. Eu não vou permitir que um depoente venha para cá tripudiar sobre esta relatoria", afirmou Eliziane.

Aos gritos, Éder Mauro, que não é integrante da CPI, protestou contra a condução do depoimento por Eliziane. A senadora tentou refazer o questionamento ao depoente, mas foi novamente interrompida pelo deputado. A parlamentar, então, mandou Éder Mauro se calar.

Eliziane afirmou: "Não vou aceitar que parlamentar nenhum tente cercear minha voz. Deputado [Éder Mauro], vossa excelência nem é integrante desta comissão. Então, simplesmente, se cale. Se cale, porque quem está falando é a relatoria da comissão e eu não vou aceitar nem você nem ninguém. Vá gritar em outro lugar, aqui não, respeite a comissão. Cale a sua boca, respeite a comissão. Cale a boca".

Diante do acirramento dos ânimos, o presidente da CPI, Arthur Maia (União Brasil-BA), suspendeu a sessão por cinco minutos. Na sequência, os trabalhos foram retomados.

Fonte Globo/ foto divulgação Rede Globo