Crianças do João Pessoa recebem visita da equipe de saúde bucal

Saúde

24/02/2023 - 17:22:06 | 2 minutos de leitura

<strong>Crianças do João Pessoa recebem visita da equipe de saúde bucal</strong>

Na quarta-feira (22) a equipe do Programa de Prevenção em Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde, esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cecília Satler Karsten, no bairro João Pessoa. O trabalho de educação em saúde bucal e o levantamento de dentes cariados - entre as crianças cujos pais autorizam esse exame - faz toda a diferença na saúde da boca dos pequenos. E esse trabalho é realizado em todos os CMEIs de Jaraguá do Sul, com aproximadamente seis mil crianças, do berçário ao pré. Todas as crianças que têm algum risco de cárie recebem o devido encaminhamento para o serviço público de saúde bucal, que é entregue aos pais. Mas, se é dente de leite, pra que cuidar?

A cirurgiã dentista Roberta Fachini Lins explica que o dente de leite é importante para a sustentação dos músculos da boca, para a estrutura da face, para a mastigação e também para a estética. Cuidar da escovação e da alimentação são fundamentais para manter os dentes de leite saudáveis. De acordo com o Programa de Prevenção em Saúde Bucal, no ano passado, dentre todas as crianças examinadas nos CMEIs, 35% apresentaram algum tipo de alteração/ cárie nos dentes.

O programa é composto por três cirurgiões dentistas, uma auxiliar de saúde bucal e uma técnica de saúde bucal. Essa última profissional, Tânia Hoffmann, é responsável pela educação em saúde bucal por meio de “palestrinhas” com as crianças a partir das turmas de Maternal até o Pré. Também é feita a escovação assistida, explicando para as crianças como usar a escova de dente. Na turminha de Pré 1 do CMEI Cecília Karsten na manhã dessa quarta-feira os olhos ficaram atentos às informações dadas por Tânia, sobre a importância da escovação, para não deixar os bichinhos da cárie entrarem nos dentes.