Daniela Carneiro permanece a frente do Ministério do Turismo no governo Lula

Política

15/06/2023 - 07:47:06 | 2 minutos de leitura

Daniela Carneiro permanece a frente do Ministério do Turismo no governo Lula

O Palácio do Planalto informou que a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, permanece no cargo. Apesar do anúncio, fontes do planalto afirmaram que a ela continua na pasta “por enquanto”. Isso acontece porque o governo busca uma saída menos constrangedora para Daniela, sem quebrar a aliança com o prefeito de Belford Roxo, Waguinho Carneiro (Republicanos-RJ), marido da ministra e apoiador de Lula nas eleições passadas.

A disputa envolvendo a chefia do Ministério do Turismo começou em abril, quando Daniela Carneiro apresentou uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a desfiliação de seu partido, o União Brasil. Pouco depois do anúncio, o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar (PE), afirmou à CNN que a vaga de Daniela no Ministério do Turismo era “uma cota do União Brasil”.

“Quando Lula pensou na Daniela, ele me ligou para saber o que eu achava, o que significa que é uma cota do União Brasil. Mas o governo Lula é inteligente para separar questões paroquiais de questão nacional e não vai atrás de problemas por questões paroquiais”, disse Bivar. Na época, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, foi encarregado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para acompanhar o episódio.

Em conversa com a CNN, o ministro afirmou que o Palácio do Planalto vinha analisando a situação com “calma” e “sem precipitação”. Nos bastidores, segundo relatos feitos por assessores do governo, Lula não queria que uma disputa regional se tornasse a primeira turbulência política de seu terceiro mandato. Apesar disso, no União Brasil, deputados e senadores já consideravam que a ministra vinha causando mais bônus do que ônus à gestão petista e que, na primeira reforma ministerial, ela poderia ser trocada.

Cerca de dois meses depois do pedido de desfiliação de Daniela do União Brasil, fontes do Palácio do Planalto afirmaram à CNN que o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) estaria cotado para ocupar o Ministério do Turismo. O movimento seria com a intenção de acomodar a bancada do União Brasil da Câmara dos Deputados e aumentar a interlocução do governo federal com o Congresso Nacional.

Fonte CNN/foto Agência Câmara