DEFESA CIVIL DE CORUPÁ REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUSSÃO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA

Região

02/03/2022 - 11:18:41 | 2 minutos de leitura

DEFESA CIVIL DE CORUPÁ REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUSSÃO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA

A Defesa Civil de Corupá realizou, na quarta-feira, 23 de fevereiro, a audiência pública para discutir o plano de contingência municipal, comandada por Osvaldo Gonçalves, coordenador regional do órgão. Trata-se de ações e defesa civil diante da hipótese de desastre, estando preparada para uma ação eficaz.

O Plano foi elaborado e aprovado pelos órgãos e instituições integrantes do Sistema Municipal de Defesa Civil de Corupá e estabelece uma resposta rápida diante de eventuais acontecimentos. “Na verdade, é estarmos preparados para uma atuação coordenada e eficaz”, explicou Osvaldo.

Ele explica que em uma situação de desastre, é importante que todos os segmentos representados no conselho, assim como no GRAC (Grupo de Ações Coordenadas), tenham conhecimento do que cada uma deve fazer. “Aqui em Corupá, por exemplo, temos os bombeiros, jipeiros, trilheiros e outras entidades que fazem parte do Grupo, então, o plano é para que eles saibam qual o real papel a ser cumprido numa eventual necessidade, caso contrário, o resultado do trabalho pode não ser o esperado”, destacou.

Para o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Veríssimo Garcia, que também responde pela Defesa Civil, o plano de contingência é uma determinação da lei e uma necessidade dos municípios. “Nós já passamos por diversos desastres naturais e quem não se lembra dos acontecimentos em 2008 e 2014? Então, precisamos estar preparados para que cada um desempenhe adequadamente a sua função e assim, seremos mais eficientes no atendimento às pessoas atingidas”, comentou.