Defesa Civil vistoria locais atingidos pelas chuvas em Jaraguá do Sul

Em Foco

30/11/2022 - 08:04:21 | 3 minutos de leitura

<strong>Defesa Civil vistoria locais atingidos pelas chuvas em Jaraguá do Sul</strong>

Foco foi visitar pontos de deslizamentos em encostas no bairro Boa Vista. Equipes da Secretaria Assistência Social também estão em alerta.

Na manhã  de ontem, (29)equipes da Diretoria Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul promoveram vistorias em locais que registraram ocorrências devido aos temporais das últimas horas. Um dos locais visitados foi no bairro Boa Vista onde quatro residências foram interditadas por conta de um deslizamento de encostas ocorrida no domingo. O diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, conversou com moradores desses imóveis. Apesar do alerta emitido para o risco de novo desabamento alguns permaneciam no local removendo entulhos de uma das casas atingidas. “O volume de chuva que tivemos nas últimas 96 horas, algo em torno de 311 milímetros, indica grande risco de deslizamento de encostas. Por isso, é bom ficar atento a sinais como movimentação de terra ou rachaduras nas paredes”, recomendou Colle.

Outro local visitado foi o Parque Linear da Via Verde, na Ilha da Figueira. No local, equipes e maquinários da Prefeitura promoviam a limpeza do local. Com as chuvas ocorridas no fim de semana o Rio Itapocu que passa no local ultrapassou cinco metros do nível local invadindo calçamento e as instalações da própria Via como bancos e playground.

Assistência Social – A secretária de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul, Níura Demarchi, informa que desde o fim de semana equipes da pasta estão plantão permanente para atender alguma eventualidade por conta dos temporais. “Fomos acionados no domingo para atender as famílias das casas atingidas no Boa Vista, mas elas optaram em ficar em casas de famílias. Só nos pediram um apoio para retirar os móveis, mas o pessoal do Jeep Clube já nos ajudou neste sentido”, explicou a secretária.

Níura explicou que, em caso emergência, as equipes de unidades como s Centros de Referência de Assistência Social (Cras) já estão orientadas promover a liberação de alimentos, por meio do Cartão Cidadão, de colchões ou encaminhar para acolhimentos em abrigos provisórios na Casa de Passagem ou até no Centro de Convivência. “Se houver necessidade, os munícipes podem ligar aqui na Secretaria ou com a unidade Cras mais próxima de sua casa (ver serviço abaixo) para buscar auxílio”.

Já o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, reforça que o prefixo de emergência 199 deve ser utilizado somente para comunicação situações de urgência. “Favor não ligar para pedir informação sobre previsão do tempo ou nível dos rios. Este é um canal para atender emergências exclusivamente”, solicitou.