Descoberta nova espécie de cobra gigante na Amazônia

Em Foco

26/02/2024 - 12:22:00 | 1 minutos de leitura

Descoberta nova espécie de cobra gigante na Amazônia

Uma equipe da Universidade de Queensland viajou para a Amazônia equatoriana em busca da anaconda verde do Norte (Eunectes akayima), anteriormente não documentada, seguindo um convite do povo Waorani para observar anacondas “que dizem ser as maiores que existem”, segundo os cientistas.
A equipe se juntou aos caçadores em uma expedição de 10 dias à região de Bameno, no território de Baihuaeri Waorani, antes de remar pelo sistema fluvial para “encontrar várias anacondas à espreita nas águas rasas, à espreita de uma presa”, conforme disse o professor Bryan Fry, biólogo da Universidade de Queensland, em um comunicado.
“O tamanho dessas criaturas magníficas era incrível. Uma anaconda fêmea que encontramos media impressionantes 6,3 metros de comprimento”, disse Fry sobre a descoberta da equipe, que foi feita durante as filmagens da próxima série da National Geographic, “Pole to Pole with Will Smith”. O grupo também disse ter ouvido evidências anedóticas de que cobras de 7,5 metros e 500 quilogramas foram avistadas na área. A degradação do habitat, os incêndios florestais, a seca e as alterações climáticas ameaçam espécies raras como as anacondas, que existem em ecossistemas tão raros, acrescentou.

Fonte: CNN
Foto: Bryan Fry/Universidade de Queensland